Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Delfina Amado Professora Maia, Portugal 6K

Assertivo é da família de palavras de certo?

Manuel Castelo Branco Gestor Carcavelos, Portugal 6K

Qual o superlativo absoluto sintético de benéfico e heroico?

Obrigado.

João Carlos Amorim Reformado Lisboa, Portugal 41K

Tenho visto uma grande variação no próprio Ciberdúvidas quanto ao uso, ou não, do hífen em compostos com a palavra diretor (ou secretário). Por exemplo: «diretor adjunto»/diretor-adjunto, «diretor(a) executiva»/diretor(a)-executiva, «secretário executivo»/secretário-executivo, etc., etc. Sendo diretor-geral, com hífen, por que razão não haverá de ser, também com hífen, "diretor-adjunto", "diretor(a)-executivo" ou "secretário-executivo", por exemplo?

Muito agradecido.

Diogo Maria Pessoa Jorge Morais Barbosa Revisor Lisboa, Portugal 25K

Já li e ouvi algumas vezes «rumar a caminho de...». Parece-me claramente uma redundância. Não se deveria dizer apenas «rumar a...». Assim, por exemplo, podemos dizer «rumar a caminho de Lisboa» ou «rumar a Lisboa»?

Elsa Peixoto Estudante Amarante, Portugal 21K

Para fazer o esquema rimático, devo considerar apenas a rima soante, ou também a toante?

Obrigada.

Lino Amoedo Setúbal, Portugal 15K

A palavra bunker é de origem inglesa, ou alemã? Sempre ouvi dizer "bunker" (do alemão Bunker).

Na RTP ouvi "banker" (transcrição fonética do inglês) (?).

Renato Pereira Economista Faro, Portugal 199K

Por vezes usa-se em textos jurídicos §. Na minha pouca literacia jurídica, assumo que se usa com o significado de único, quando, por exemplo, um artigo tem um só número. Podem elucidar-me sobre este assunto?

Aproveito por os felicitar pelos muitos, úteis e duradouros esclarecimentos que prestam à comunidade de falantes do português!

Antonina Cunha Professora Guimarães, Portugal 9K

Qual o sufixo da palavra caçador? A palavra é formada por caça + (d)or?

João Daniel Filipe Professor Almada, Portugal 5K

Penso que já li todos os artigos do Ciberdúvidas sobre o plural de “curriculum”, mas em nenhum deles encontrei resposta para o seguinte: quem, em vez de dizer “os currículos”, prefere a forma latina “curricula”, não incorre em erro grotesco quando escreve expressões do género «os programas dos curricula» (em vez de «os programas curriculorum») ou «nos curricula deste curso» (em vez de «nos curriculis deste curso»)? Não seria mais coerente empregar sempre a forma portuguesa?

António José Ferreira Eusébio Pequicho Desempregado Nazaré, Portugal 22K

Como vivi, estudei e tenho família na vila de Luso, tenho dúvidas em relação ao nome da serra que a acalenta – «serra do Buçaco» ou «Bussaco». Tenho lido diversas publicações ou estudos sobre a maneira ortograficamente correta, com explicações académicas e referências de especialistas na matéria. Juntando tudo isto, levo a concluir que a forma correta seja Buçaco. Será? Muito agradecia uma resposta sobre este assunto, baseado, se possível, em autores especializados e respetivos tomos específicos e credíveis.

Com os melhores cumprimentos.