Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fernando Gaspar Técnico Lisboa, Portugal 17K

Como se deve dizer ou escrever: «Entre eu e tu não há divergências» ou «Entre mim e ti não há divergências»?

Elisabete Gonçalves Freitas Luís Professora Arruda dos Vinhos, Portugal 10K

«...anexo esta sebenta que é um conjunto de textos, documentos, orientações e apontamentos importante para a disciplina de ...»

A palavra «importante» fica no singular («conjunto») ou no plural («textos, documentos...».)?

Diogo Maria Pessoa Portugal 6K

Numa resposta anterior do Ciberdúvidas, diz-se que se deve escreve «trave mestra» e não «trave-mestra». No entanto, o dicionário da Infopédia indica que se deve escrever «trave-mestra», e parece-me fazer sentido que assim seja.

Podem explicar melhor, por favor?

Muito obrigado pelo vosso trabalho!

Helder Branco Cozinheiro Lisboa, Portugal 5K

Por favor, como devo dizer quando deito um álcool por cima de qualquer alimento e depois lhe deito fogo, estou a flamejar ou a flambear?

Obrigado

Ana Silva Estudante Porto, Portugal 47K

Gostava que me dissessem qual a função sintática desempenhada pelo pronome relativo "que" na frase «O mesmo sol que abre os céus»  [Mensagem,  Fernando Pessoa].

Clayton Batista Executivo de Contas Belo Horizonte, Brasil 4K

Qual a concordância correta: «ele adquire conhecimentos que o torna capaz de...» ou «ele adquire conhecimentos que o tornam capaz de...»?

André Azevedo Estudante Barcelos, Portugal 5K

A minha pergunta prende-se com a hipótese de concordar certas palavras em número. Por exemplo, nesta frase: «Primeiro melhora-se as componentes individuais», deve o verbo melhorar ser escrito desta forma, ou assim: «melhoram-se», fazendo a concordância em número com o complemento direto?

Soares Professor Porto, Portugal 51K

No poema Ser Poeta, de Florbela Espanca, cujo esquema rimático é ABBA ABBA CDC EDE, é correto considerar que nas duas últimas estrofes temos rimas cruzadas em C e E, assim como interpoladas em D, apesar desta última se encontrar presente em estrofes diferentes?

O esquema rimático pode ser feito de uma estrofe para outra?

Giovani Araújo Estudante Fortaleza, Brasil 12K

É fato que o Acordo Ortográfico nos deixa com a pulga atrás da orelha em certas ocasiões. O tema desta pergunta [sobre o uso do hífen] é um tanto quanto difícil para muitos. Eu, pessoalmente, ainda não entendo o 5.º tópico desse tema: «Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem: além-Atlântico, além-mar, além-fronteiras; aquém-mar, aquém-Pirenéus; recém- casado, recém-nascido; sem-cerimônia, sem-número, sem-vergonha».

Tanto no 4.º quanto neste tenho uma certa dificuldade. Como saber se usa-se hífen ou não? Exemplos: «Ele é um homem muito sem-vergonha!» Todos sabemos que se usa o hífen neste caso. «Aqueles são filmes sem censura.» Usa-se hífen?

«Ele é sem-teto.» Sabemos que se usa.

«Ele é um guerreiro valente! Um homem sem medo!» Usa-se?

Enfim, gostaria de vossa ajuda, de entender bem essa nova regra.

Os meus agradecimentos.

Daniele Estudante Itália 11K

No que concerne ao infinitivo pessoal, o meu livro diz que se usa com: 1) expressões impessoais («É preciso ires ao supermercado»); 2) preposições («Ao ouvir as notícias, o Leonardo ficou preocupado»; «Não saiam de casa sem eu chegar»); 3) locuções prepositivas («Apesar de serem muitos ricos, não gostam de gastar dinheiro»).

No que concerne às locuções prepositivas, o meu livro dá alguns exemplos do infinitivo pessoal que não consigo entender. «Depois de estudares tudo, podes sair.» O  livro diz que nessa frase é usado o infinitivo pessoal, mas na minha opinião é usado o futuro do conjuntivo, já que dá a impressão que é uma ação que vai acontecer no futuro (é a mesma coisa de '«Quando terminares [futuro do conjuntivo] de estudar, poderás sair»).

Podem dar-me alguns exemplos de  "Antes de/Depois de + infinitivo pessoal''?

Obrigada pela vossa ajuda.