Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«No que tange a ...» = «no que toca a ...»

Gostaria de saber se a expressão «no que tange» requer a preposição a. Eu imagino que não, pois tanger é transitivo direto, mas sempre encontro a forma «no que tange a».

Obrigado!

Rodrigo Miranda Músico e professor Belo Horizonte, Brasil 393

Na língua existem várias expressões denominadas articuladores do discurso. Uma delas é a expressão «No que [x] a...).A questão que coloca exibe essa expressão com recurso ao verbo tanger.

Assim, a expressão correta  é «No que tange a ...». Esta expressão  é equivalente à expressão «No que diz respeito a...»; « No que toca a ...»; « No que se refere a...».

No Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, pode ler-se: «Interessa-se por tudo o que tange à condição humana dos cidadãos» (<=> Interessa-se por tudo o diz respeito à condição humana dos cidadãos/ Interessa-se por tudo o que lhe diz respeito).

O verbo tanger, como tantos outros, tem várias aceções, o que faz com que, dentro da tipologia verbal, pertença a diferentes classes. O verbo  tanger é um verbo  transitivo direto, quando significa tocar, atingir, roçar, como em  «O arranha-céus parece tanger as nuvens», em que o constituinte  as nuvens é o complemento direto (O arranha-céus parece tangê-las). No entanto, os verbos quando introduzidos na expressão «No que [x] a... » passam a ser regidos pela preposição a, que introduz um complemento indireto.

Repare-se:  «No que toca à condição humana /No que lhe toca;  No que diz respeito à condição humana/ No que lhe diz respeito

Pode consultar estas e outras aceções do verbo tanger em Dicionário Houaiss da língua portuguesa ou no Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

Brígida Trindade
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Regência