De quando em vez/de vez em quando
"De quando em vez" ou "De vez em quando", eis a questão!Sempre me suscitou uma certa curiosidade, estarão ambas correctas?
Caldeiras
Tenho uma dúvida. O título de um trabalho que ando a fazer é: "Reconversão de caldeiras a fuel para gás natural".Um professor disse-me que se deve dizer: "Reconversão de caldeiras a fuel para a gás natural".Qual das versões é a correcta?
Fairar/farar
Ouvi há dias que Mestre Aquilino Ribeiro empregara o verbo «fairar», com origem em «faro», sem «i», no sentido de «farejar». Nem o excelente Dicionário «Aurélio», brasileiro, nem a 7ª ed. do «Dicionário da Língua Portuguesa», da Porto Editora, incluem qualquer verbete relativo ao assunto.Transmitam-me, por favor, informação acerca da origem e da evolução semântica desta palavra.
Obrigados(as)
Aceita-se a utilização da forma de agradecimento "obrigado" no feminino - "obrigada"? Se sim, porque não também "obrigados" ou "obrigadas"?
Milhões
1 milhão e 500 mil ou 1,5 milhões?
Qual a forma (mais) correcta de dizer: um milhão e quinhentos mil contos, ou um vírgula cinco milhões de contos?
Disso
Qual a função sintáctica da palavra "disso" na frase: «Estou certo disso.»?
Saloiice
Expliquem-me porque se deve dizer saloiice e não saloice ou mesmo saloíce. Não é raro em português haver vogais dobradas?
Quando muito e não "quanto muito"
Sempre julguei que se dizia "quando muito", mas já encontrei pessoas que utilizam "quanto muito", quer na expressão oral quer na expressão escrita. Em particular, tenho visto que as duas formas ocorrem nos jornais. Qual delas é a forma original?
Suspeita ou suspeição?
Tenho cá a suspeita de que "suspeição" (palavra infelizmente tão na moda) é uma palavra adoptada da equivalente inglesa "suspiction". Ou não?
Perda e perca
Qual é a diferenciação entre os vocábulos "perda" e "perca", e quando utilizá-los corretamente?
