A/o grama e as/os gramas
A palavra grama tem ou não plural?
«Matar o Zezinho»
A propósito da campanha contra o aborto «Não matem o Zezinho», gostaria de saber se a expressão «matar o Zezinho», na linguagem popular, tem outro significado. Lembro-me de, em criança, tê-la ouvido com certa frequência ao meu irmão e aos meus primos, em conversas «de mais velhos», entre eles. Perguntei-lhes recentemente, mas eles riram-se e, parecendo combinados, repetiram uma espécie de ritual do silêncio cúmplice. Perante a minha insistência, disseram que... não se lembravam! Já agora: é Zèzinho, Zézinho ou Zezinho? É que encontro muitas vezes as três formas.
Mação. E a mulher da Maçonaria?
Maçon ou mação, e maçona? Para já um excelente e fraterno abraço ao João Carreira Bom e a toda a sua equipa. O interesse da pergunta é por si evidente dada a sua actualidade.
Inexistir (2)
A propósito de "inexistir" e da "lei do menor esforço", T.A. acaba por admitir a legitimidade de, quem quer que seja, formar novos termos, desde que não atropelem a gramática.Conclui pela correcta formação do termo "inexistir", admitindo-o como não usual e não registado nos dicionários.Continuo, apesar disto, de acordo com as Respostas Anteriores onde se afirma, que "a forma negativa de existir é não existir".De seguida, T.A. tece considerações quanto à clareza da linguagem forense e questiona da ofensa à Língua e aos direitos dos cidadãos.Pergunta: a) no entender da ilustre filóloga há diferença entre a linguagem forense e a da administração pública?b) Havendo diferença, onde se situa ela?c) Se se situar no âmbito do que é habitual, que norma deve ser escolhida, de forma a que, sem atropelos da Língua Portuguesa, se garanta a defesa dos direitos dos cidadãos: a da administração pública ou a do foro?
Fazer uma pergunta
Alguém sabe dizer-me por que razão os portugueses quando não estão a falar com os amigos à mesa do café ou em casa com a cara-metade, acham que é "chic" dizer "colocar uma questão" em vez de "fazer uma pergunta" (cf., entre os milhões de exemplos possíveis, a vossa resposta em "Estória vs História")?
Imprimido/impresso 2
A conclusão da vossa resposta à pergunta Imprimido/impresso parece-me incorrecta. Não deveria ser antes: «foi imprimido» (verbo ser) e «está impresso» (verbo estar)?
"Encarregue"/encarregado
Ultimamente, de uns poucos anos para cá, tenho ouvido muitas pessoas a dizerem o particípio passado do verbo encarregar de uma forma que me parece horrível e absurda: 'encarregue'.
Penso que se trata de uma falsa analogia com o particípio do verbo entregar, esse sim com o final 'gue'.
Acho que o particípio de encarregar é e sempre foi escrito da forma, normal, ou seja, com o final 'ado'.
Gostaria/gostava
Estive em Portugal algumas vezes. Adoro o país (meu avôzinho) e seu povo puro e bom. Gostaria de saber: quando pergunto a alguém aí se "gostaria" de qualquer coisa, respondem-me, sempre, "gostava". É correto, costume ou estado de espírito?
Alocar
Gostaria de saber se a palavra "alocar" existe na língua portuguesa. Tenho necessidade de a usar como sinónimo de "distribuir", e apesar de ser comum usá-la oralmente, não a encontrei no dicionário de que disponho.
Azucrinar sem pai nem mãe
Qual é a etimologia desta palavra?
