DÚVIDAS

Bilião = 1 milhão de milhões
O que é um bilião? Recentemente fui confrontado com um «problema»: escrever por extenso, e utilizando a unidade monetária (o escudo), a quantia de um milhão e setecentos mil contos. A minha primeira opção foi escrever um bilião e setecentos milhões de escudos. Contudo, e por que não estava certo da minha escolha, coloquei a questão a terceiros. A discussão foi enorme — um bilião não é um milhar de milhões, mas sim um milhão de milhões — e não houve consenso.
Onde, em que ou no qual?
Verifico que há, cada vez mais, na comunicação social uma confusão na aplicação dos advérbios onde, em que, do qual, no qual. Por exemplo: a) "Sicrano trabalha no jornal X, onde forma equipa com X". É melhor onde ou no qual? Porquê? b) "A tendência é encurtar o programa, no qual se quer cada vez mais imagens e actualidade." É preferível no qual ou onde? E porquê? c) "No texto onde escreveste a palavra 'pois'." Onde ou em que? d) "No discurso onde tanto trabalhaste." Ou será preferível "em que trabalhaste"? e) "No pensamento de Sócrates, onde encontramos tantos desafios à nossa inteligência." Onde, em que ou no qual? f) "Nas dúvidas em que caíste." Em ou nas quais? Haverá alguma diferença como em relação aos pronomes quem (só utilizado para pessoas) e que?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa