Bilião = 1 milhão de milhões - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bilião = 1 milhão de milhões

O que é um bilião? Recentemente fui confrontado com um «problema»: escrever por extenso, e utilizando a unidade monetária (o escudo), a quantia de um milhão e setecentos mil contos.

A minha primeira opção foi escrever um bilião e setecentos milhões de escudos. Contudo, e por que não estava certo da minha escolha, coloquei a questão a terceiros. A discussão foi enorme — um bilião não é um milhar de milhões, mas sim um milhão de milhões — e não houve consenso.

Carlos Coutinho economista Portugal 13K

Em Portugal, segue-se uma escala que se generalizou à maioria dos países europeus: 1 bilião = 1 milhão de milhões (doze zeros). Ao contrário do Brasil que alinha pela ordenação americana: 1 bilião (ou bilhão, na variante mais corrente no Brasil) equivale, nestes países, a mil milhões (nove zeros). Repetimos o aviso: com tantos zeros em litígio, todas as cautelas são poucas com certos números aí atirados a eito…

Cf.  Milhões, Mil milhões, Biliões ou Triliões? Esclareça a confusão!

José Mário Costa
Classe de Palavras: quantificador
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Dicionários