Avariou-se
Diz-se «a minha máquina avariou-se» ou «a minha máquina avariou»?
"Remue-méninges"
Que tradução proporiam para este termo? A solução do Eurodicautom («processo criativo por participação»), ao invés do genial "remue-méninges" dos franceses, parece-me demasiado descritiva ou explicativa e pouco concisa.
Datas I
Acabei de ler a vossa resposta sobre datas e não me pareceu correcta, pois creio existir uma Norma Portuguesa sobre escrita de datas que preceitua o segundo caso precisamente por questões de arquivo - primeiro procura-se o ano, depois o mês e finalmente o dia. Creio que, a haver esta norma, ela deve ser respeitada em qualquer tipo de escrita de datas.
Dois acentos
Gostaria de saber alguns exemplos de palavras (em escrita) com dois acentos.
Quantas palavras portuguesas?, novamente
Discordo da resposta dada pelo prof. José Neves Henriques ao consulente Afonso Luís Esteves, na qual afirma que as línguas de cultura têm perto de 4000 palavras. Basta multiplicar o número de páginas (1750) do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora com o número de colunas por página (2) e depois com uma média de 20 palavras por coluna para se chegar a 70 000. Sabe-se também que este número não representa o total do vocabulário da língua portuguesa, existindo um número praticamente infinito de palavras técnicas das diferentes áreas do saber. Concordo, sim, com o número de cerca de 1500 palavras que constituem o vocabulário activo duma pessoa com um nível de instrução média. Interessante de referir neste contexto que as línguas germânicas têm, regra geral, um vocabulário mais vasto do que as línguas de origem latina. Para o alemão calcula-se o número em 300 000. O dicionário "Webster" da língua inglesa tem 600 000 entradas.
Descafeinado
«Descafeinado» tem acento no i? Se não tiver, qual a sílaba tónica e como se dividem as suas sílabas?
Cruzeiro
Escreve-se «cruzeiro» ou «cruseiro», quando se se refere a um monumento e não a um «passeio de barco»?
Joaninha
Gostaria de conhecer a origem do nome Joaninha, em português, para o simpático bichinho vermelho, com pintas. Noutras línguas o mesmo insecto tem nomes relacionados com a religião, e isso faz-me crer que existe alguma razão folclórica para tal coincidência.
Til
Surgiu uma dúvida a uns colegas meus, sobre o facto de o til (~) ser considerado acento ou não. Haverá alguém que nos possa elucidar sobre esta questão?
Evolucionar e não evoluir
Justifica-se o uso de «evolucionar», se já temos o «evoluir»?
