DÚVIDAS

Ofício-circular
No dia-a-dia somos confrontados com palavras do tipo "ofício, ofício-circular ou ofício-circulado". Será que uma comunicação, uma carta ou uma informação, quando emitida por um serviço público, se pode considerar sempre um ofício ou este pressupõe um prolongamento ou um esclarecimento de determinado texto legal? Se sim, quem é competente para emitir, p. ex., ofícios-circulares? Gostaria que me dessem o vosso precioso esclarecimento ou, sendo possível, me fornecessem alguma referência bibliográfica que me ajudasse a clarificar o sentido daquelas palavras.
Convencer de que...
Na prestimosa página do Provedor do Leitor do Diário de Notícias (jornal português), o provedor empregou o verbo "convencer" de forma que me levanta dúvidas. A frase é esta: a «leitora confessa, em tom irónico, estar convencida que "um título, ou um 'lead' de uma notícia, deverá ter a arte de condensar o essencial, ou esclarecer um nexo com o cerne da questão noticiada". Convencer alguém que ou de que?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa