Premir
Relativamente ao acto de carregar num botão, qual é a palavra correcta: premir ou primir?
Cuspidor de fogo
Como designar o indivíduo que lança fogo através da boca mediante o recurso à água de fogo?
De ou com a consciência tranquila
Deverá dizer-se "Dormir de consciência tranquila" ou "Dormir com a consciência tranquila", tomando, nesta última, a consciência como um elemento exógeno à pessoa? Agradecimento: Agradeço a manutenção desta página para o bem desta língua tão bela e tão pontapeada.
Acalasia
Frequentemente, os médicos dizem acalásia, quando se confrontam com esta doença do esófago. Contudo, outros referem Acalasia. Qual a forma correcta?
Quadruplicar
Mesmo ao nível dos nossos governantes, ouve-se com frequência falar na "quadruplicação da Linha de Sintra". Penso que está incorrecto, é apenas uma duplicação.
De que
Ultimamente, dou comigo a ouvir a expressão de que como nesta frase: "já se chegou à conclusão de que há algo que merece a nossa atenção." Tenho a vaga sensação (de) que isto não está certo. Apesar disto, ouço ministros, locutores, políticos desde o Freitas do Amaral até ao líder do PP a repetir a expressão. Por favor esclareçam-me se está correcto ou errado.
Verbo e concordâncias
Há muito tempo que tenho esta dúvida, numa definição que segue em contracapa de um livro. Agradeço os esclarecimentos possíveis. Qual é o texto mais correcto na seguinte definição: Educa - deusa romana que ensinava as crianças a alimentarem-se e presidia à sua educação. ou Educa - deusa romana que ensinava as crianças a alimentar-se e presidia à sua educação.
Santiago de Cacém
Como se chamam as pessoas de Santiago do Cacém?
Químico-têxtil, físico-químicas, histórico-filosóficas, etc.
Como deve dizer-se:
Produção Químico-Têxtil ou Produção Química-Têxtil?
Trengo
Qual a origem do adjectivo trengo? Alguma relação com Trango-lo-mango, ou Trangomango, ou Tranglomanglo, etc.?
