Pode usar-se sempre mau grado em alternativa a «apesar de»?
Aos membros de uma Associação devem-se chamar sócios ou associados?
As palavras "cota" e "quota" são equivalentes?
Podemos usar uma ou outra sem qualquer restrição?
Sou assistente adm. e outro dia foi-me dito que ao finalizar uma carta deve-se colocar atenciosamente ao invés de cordialmente, pois, o cordialmente significa que quem escreve está numa posição superior à de quem recebe a carta. Isto é verdade?
Eu penso que cordialmente é menos formal que atenciosamente.
Qual o sigificado da palavra "cagarilhos"?
É um termo muito usado no Alentejo.
Nem sempre é utilizada com o mesmo sentido.
1. Qual é a tradução portuguesa da palavra grega "uraeus" (as serpentes que adornavam a testa das divindades egípcias)?
2. Qual é a tradução portuguesa da palavra grega "hetaerae" (as cortesãs da Grécia clássica)?
3. Como é que se traduz para português o nome de uma discípula de Platão que em inglês se escreve "Lashenia"?
Ouvi, dia 16, o dirigente do PP Manuel Monteiro a pronunciar "rúbrica". É um erro não é?
"Recorrer da sentença" e "Febre recurrente".
Penso que estes exemplos ilustram a dúvida que tenho sempre que preciso de empregar esta(s) palavra(s). Será que se escreve sempre da mesma forma.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações