Gostaria de saber como se escreve um texto argumentativo, quais as etapas deste tipo de texto e se possível um exemplo de texto argumentativo. Estou na 7.ª série, já tive explicação da professora de português, mas é o único trabalho em que tiro nota baixa: "texto argumentativo".
Presumo que estará ao vosso alcance responder-me a algumas questões sobre a figura de Cupido ou Eros.
Gostaria de saber, mais precisamente, quando e como é que este surge na literatura grega associado ao amor e também como é que evolui a descrição física dessa personagem, pois estou em crer que nem sempre foi concebido como uma criança com os atributos (asas e setas) que entretanto se vulgarizaram.
Grata pela vossa atenção, fico aguardando uma resposta que igualmente agradeço,
Vi a palavra seguinte num livro de gramática sem bastante(s?) outras palavras para acertar o sentido. Tenho para mim que quer dizer "fonógrafo". Procurei em três dicionários que tinha ao meu dispor. A palavra é "eletrola".
Também preciso de um "s" na palavra "bastante" acima?
Muito grata.
Qual é a expressão mais correcta: "Ele tornou-se um bom médico"; ou "ele tornou-se num bom médico"?
Quando se diz, para outra pessoa, "Estará pronto?" significando "Achas que está pronto?" e não "Virá a estar pronto?", está-se a cometer um erro gramatical ou não?
Com o uso passou a ser correcto, se é que alguma vez não foi?
Gostaria de saber como devo dizer:
"condiciona de sobremaneira" ou "condiciona sobremaneira"?
Obrigada!
Tenho 19 anos e sou estudante de Direito em São Paulo, Brasil, e não consigo encontrar alguns tópicos de Língua Portuguesa para realizar um trabalho para Linguagem Jurídica. São eles: textos caóticos e textos labirínticos. Ficaria agradecida, se pudessem me orientar. Obrigada.
Por gentileza, solicito análise da coesão textual e mecanismos de referência, de um texto qualquer, para que sirva de exemplo e facilite a minha compreensão sobre este assunto.
Grata.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações