Agradecia que me explique a origem do nome próprio: Vasco.
Questão colocada num "trabalho para casa" de uma aluna do 8º ano, à qual a mãe (que tanto defende o rigor e a perfeição na Língua Portuguesa) não conseguiu dar resposta:
"Na frase seguinte, substitui pelos pronomes correspondentes as expressões a seguir sublinhadas:
Os professores deram o prémio aos alunos?
Sim, eles...
Não, eles..."
O que significa a palavra alteridade? De onde ela se origina?
Por favor, peço novamente para me dizerem em quais nomes de estados brasileiros é obrigatório usar artigo definido na frente, em quais é facultativo o uso deste artigo e em quais ele não é usado. Disse "novamente" lá no início porque algum tempo atrás já tinha feito a mesma pergunta, mas até agora ainda não obtive resposta. Desculpem qualquer erro, o Português é minha segunda língua.
Obrigado.
Em medicina, e mais precisamente em cardiologia, há um exame denominado eletrocardiografia dinâmica ambulatorial, que também é conhecido como holter. O que é correto afirmar: alterações encontradas ao holter de um paciente, ou alterações encontradas no holter de um paciente? Ou os dois?
Gostaria de saber que preposição é regida pelo substantivo "perspectiva".
Obrigada pelo vosso esclarecimento.
Pode dizer-se:
Informa-nos a Escola de que o professor fora aposentado compulsivamente em 13/03/1999?
Esta "home page" tem o objetivo / objectivo de integrar com seus diversos públicos, servir como "ponte" entre o potencial cliente e/ou parceiro e o prestador de serviço.
(Encontrei esta frase numa "home-page", é correto / correcto esta utilização da palavra "públicos" assim no plural?)
Sei que há verbos que têm diversos particípios passados. Gostaria de saber se há algum verbo com quatro, cinco ou mais particípios passados diferentes. Alguém me disse que havia, mas eu não vejo de que misteriosos verbos se trata.
O meu nome é Carla Palhares e sou tradutora. Em primeiro lugar, gostaria de vos felicitar pelo "site". É útil e já me esclareceu vezes sem conta.
Agora a minha dúvida. Sempre utilizei o termo "eventualmente" no sentido de "mais cedo ou mais tarde", mas uma colega afirmou que a palavra se utiliza quando a acção pode ou não ter decorrido ou vir a decorrer.
Gostaria que me informassem acerca do significado desta palavra, para acabar com as dúvidas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações