Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Cristina Dias Portugal 3K

Gostaria de saber qual o significado da palavra osteopenia.

Todd 18K

Organização no meio de um frase é maiúscula ou minúscula?

E quando escrevemos: Possuir fluência em Inglês e conhecimentos de Espanhol. Devemos colocar o Inglês e o Espanhol em maiúsculas ou em minúsculas?

Luís de Barros Brasil 3K

Estava a ler, e se me deparou a seguinte frase:

"Eis a política que a empresa adota, ao desenvolver seus projetos: fortalecer a classe média".

Nesse período, tem-se uma oração apositiva, tem-se uma oração subordinada adverbial temporal reduzida do infinitivo, mas... e a oração principal? A oração subordinada seria subordinada a quê?

Gostaria de que me esclarecessem.

Obrigado.

Jorge Valente Brasil 131K

Quero saber se a expressão correta é: "sanear dívidas" ou "sanar dívidas".

Guilhermina Antunes Brasil 8K

   Convencionou-se em Língua Portuguesa acentuar todas as proparoxítonas. Pergunta-se qual o fundamento linguístico que os convencionais encontraram para tomar essa decisão?

Abel da Silva Brasil 8K

Gostaria de saber o que é um "plural metafônico".

Meiry Elle Brasil 321K

Sou estudante. Estou na 4.ª série e a minha professora deu um trabalho, e está perguntando o coletivo de aviões e eu não lembro e essa é minha pergunta:

Qual é o coletivo de aviões?

David 28K

Efeminado ou afeminado?

João Martins Portugal 3K

Já dei muitas voltas e ainda não consegui descobrir quais os termos em português para 'sabord' e 'itague de sabord'. Trata-se de termos náuticos em francês, que designam respectivamente a abertura por onde saíam as bocas dos canhões no costado dos navios do séc. XVII ("portinhola", "escotilha", ou outra?) e os cabos que permitiam abri-la e fechá-la.

Poderão ajudar-me?

Desde já muito obrigado.

Graça Fernandes Portugal 10K

Ecce Homo. Como se pronuncia Ecce? Com c ou q?