Altura e altitude podem referir-se ambas à elevação de uma serra?
Muito obrigada.
Gostaria de ser informado sobre qual dos dois modos de escrita é o correcto: cabine ou cabina? Na minha opinião será cabina (ex. cabina telefónica), no entanto como me tenho deparado com alguns anúncios publicitários referindo cabine telefónica, gostaria de saber se será possível utilizar os dois termos.
Qual o dicionário mais aconselhado pelo seu rigor e o mais actualizado? Acontece que sou professora e dou em maluquinha em verificar a falta de coerência entre eles!
Esperando perder algumas dores de cabeça com a vossa ajuda.
Muito obrigada.
Desde criança que ouvi esta palavra quando referida ao recipiente que contém o vinho após ser espremido. Posteriormente um colega informou-me de que o termo correcto é balsa.
Sou natural do Minho e toda a gente diz baça.
Qual a forma correcta?
Muito obrigada.
De quando data o mais antigo têxto em português? E em galaico-português?
Como comparar o português com outras línguas vivas (castelhano, francês, inglês, alemão, grego moderno, etc.) em matéria de idade?
Na actualidade, é "politicamente correcto" descrever um analfabeto funcional como um iletrado.
O conceito, no entanto, escreve-se como: iletracia ou iliteracia?
Não encontro a resposta em nenhum glossário ou dicionário.
Em vários dicionários (os que tenho em casa, pelo menos) não encontrei a palavra iliteracia.
Pergunto: vi mal? Trata-se de algum neologismo?
Agradecia muito que me esclarecessem.
Existe alguma técnica ou regulamentação quanto a legendagem de filmes?
Quando estamos traduzindo um filme onde as personagens usam uma linguagem popular e errada em inglês, deveríamos usar o mesmo tipo de linguagem em português. Como contornar isto?
Com respeito à resposta dada a Lucas M. Zomignani Mendes, cumpre-me dela discordar. No caso apresentado, a concordância não se faz com o pronome "que", mas com o termo antecedente, como em: "As mulheres que mais amam são as que mais se desprezam". Não se diz: "As mulheres que mais ama...", fazendo-se a concordância com o "que".
Semelhantemente, "experiências e estudos que se planejavam" ou "experiências e estudos que eram planejados".
Portanto, a meu ver, o prezado aluno está errado, e sua professora e muitos de seus colegas, certos.
Em que situações o que é usado como conjunção subordinativa integrante?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações