DÚVIDAS

Datas. Notação
Em vários documentos vindos de Portugal noto que se escreve desde há poucos anos a data de maneira inversa. Quando me perguntam quando nasci, digo : 26 de Janeiro de 1920. Quando me refiro a uma carta, digo: a minha carta de 25 de Novembro de 1998. Porquê então escrever: 1920.01.26 e 1998.11.25? Na Europa, que eu saiba, só Portugal faz assim. Nos Estados Unidos escreve-se December 25, 1999. O sistema agora adoptado em Portugal segue o modelo japonês. Gostaria de saber porquê e desde quando. Vigora alguma norma oficial a este respeito? É justificada pura fantasia?
Trabalhabilidade
Gostaria de saber se a palavra "trabalhabilidade" (por exemplo, na frase "a madeira é um material com um elevado nível/potencial de trabalhabilidade") pode ser utilizada enquanto qualidade, à semelhança de "maleabilidade" ou "permeabilidade". Suponho que se trata de uma forma não dicionarizada, mas, ainda assim, gostaria de conhecer a vossa opinião relativamente à formação morfológica e sobretudo semântica deste neologismo.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa