DÚVIDAS

Preferir, mais uma vez
A questão da prova V da fuvest (n.º 6) tinha o seguinte enunciado: "A única frase que não apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada pela norma culta é: A resposta certa seria a letra E: «O roteiro do filme oferece uma versão de como conseguimos um dia preferir a estrada à casa, a paixão e o sonho à regra, a aventura à repetição.» Quanto à construção "à casa", esta crase está corretamente empregada? Diz a regra que casa, sem que esteja especificada, no sentido de lar, domicílio, não é craseada. Aguardo ansiosamente a resposta.
Significados: quebra-água / pegões
Encontrei o seguinte texto, por causa de um trabalho de investigação que estou a fazer: "Melhoraram-se os quebra-águas e a meio, entre dois arcos, desde o leito do rio até à via, frente a frente, levantaram-se uns pegões onde se implantaram com grande cuidado os padrões romanos." O texto refere-se a umas obras de remodelação realizadas numa ponte romana no séc. XIX. O que significa "quebra-água", e qual um seu sinónimo (visto não ter encontrado essa palavra em nenhum dicionário)? Também agradecia que me sugerissem um sinónimo para a palavra "pegões". Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa