Várias vezes se vê este típico prato confeccionado com carne de porco escrito de maneira diferente. Gostaria de saber a maneira correcta. Rijões, rijoada ou rojões, rojoada?
O acto de dividir em compartimentos chama-se compartimentação ou compartimentalização? (ou nenhum destes?)
Gostaria de saber exatamente, e o mais extensamente possível, o significado da palavra "sinalagma".
Obs.: A aplicação jurídica desta palavra é a que menos me interessa.
Grato!!
As raças de cães escrevem-se com maiúscula? Escreve-se "Pastor Alemão" ou "pastor alemão"?
No exemplo de esquema rimático seguinte: abaaba pode ser considerada rima cruzada entre o 1.º a e os dois seguintes que se encontram juntos e os dois bb, ou apenas se considera emparelhada em aa e interpolada em bb?
É correto o uso de vírgula antes de "etc."?
Autores brasileiros não são unânimes, muito embora Eduardo Martins ("Manual de Redação e Estilo de O Estado de São Paulo", 3.ª ed., 1997, p. 118) afirme: "use vírgula antes de etc.", invocando como fundamento o fato de o Formulário Ortográfico sempre usá-la o que, segundo seu entendimento, "terminou por oficializar o emprego da vírgula, seguido pela maioria esmagadora dos gramáticos brasileiros". Domingos Paschoal Cegalla ("Dicionário das Dificuldades da Língua Portuguesa", 2.ª ed., 1999, p. 156), apenas registra: "costuma-se usar vírgula antes dessa abreviatura", mas não questiona se é ou não correto fazê-lo. Celso Cunha e Lindley Cintra ("Nova Gramática do Português Contemporâneo", 2.ª ed., 1985, p. 626-632) não abordam o tema. Também não o aborda diretamente a Convenção Ortográfica firmada entre o Brasil e Portugal em 1943, com as alterações posteriores. Alguns consultores do Ciberdúvidas parece que também optam pelo uso da vírgula antes da abreviatura.
Entretanto, parecem-me irrespondíveis os argumentos de Napoleão Mendes de Almeida ("Gramática Metodológica da Língua Portuguesa", 43.ª ed., §§ 81 e 950 e, com mais ênfase, "Dicionário de Questões Vernáculas", 4.ª ed., 1998, verbetes "etc." e "vírgula"), ao condenar o emprego do sinal gráfico antes da abreviatura. Vê-se, pois, que o tema não é tão pacífico como quis parecer ao primeiro autor indicado. Qual a posição correta?
Olá, sou de Macau, estudo Português em Macau, queria saber o que é o "maneirismo"?
Obrigada!
O que a palavra poposuda pode significar?
E se a mesma palavra for escrita com z - popozuda?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações