Esquemas rímicos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Esquemas rímicos
Gostaria de saber sobre esquemas de rima. Por exemplo, que significa o esquema abba? O que é uma rima em a? Ou em L? Ou em AB, ou por exemplo, aabaq etc. (qual a diferença entre maiúsculas e minúsculas)? Os livros de poesia se referem aos esquemas mas não explicam. Grata.
Ana Resende Ludish Brasil 33K
Como compreenderá, não é possível dar-lhe uma resposta muito desenvolvida sobre o assunto, mas se é isso que pretende deve procurar nas livrarias ou nas bibliotecas um tratado de versificação.
   Resumindo o que interessa: os esquemas rímicos são convencionalmente constituídos por letras do alfabeto.
   Tomemos como exemplo os versos de Camões:
   "Perdigão que o pensamento - a
   Subiu a alto lugar - b
   Perde a pena do voar - b
   Ganha a pena do tormento - a
   Não tem no ar nem no vento - a
   Asas com que se sustenha - c
   Não há mal que lhe não venha. "- c
   (Repare que fui atribuindo letras minúsculas iguais aos versos que rimam entre si.)
   O esquema rímico desta estrofe é assim abbaacc, porque o 1.º verso rima com o 4.º e o 5.º, o 2.º com o 3.º e o 6.º com o 7.º.
   Quanto à combinação de rimas, o esquema abba corresponde a rimas opostas; se é aabb, trata-se de rimas emparelhadas; abab a rimas alternadas; o das rimas encadeadas é aba-bcb-cdc etc.
Teresa Álvares