"Elemento de linguagem" é uma expressão de âmbito tão genérico que pode designar diversos conceitos.
Segundo R. Galisson e D. Coste (Dicionário de Didáctica das Línguas), índice é a lista das formas ou das unidades lexicais encontradas num texto (num corpus) e apresentadas por ordem alfabética directa ou inversa, por ordem de frequências crescentes ou decrescentes, etc.
O Dicionário de Termos Linguísticos, da Associação Portuguesa de Linguística, apresenta nove verbetes respeitantes a índice:
1 – indicador numérico ou literal associado a um conjunto de categorias na descrição de uma frase ou de um enunciado e revelando identidade ou diferença de referência;2 – lista impressa a partir de uma reorganização das formas e das ocorrências de um termo, tendo por base a forma gráfica e permitindo reagrupar as referências relativas ao conjunto das ocorrências de uma mesma forma;
3 – lista alfabética dos termos de um dicionário terminológico ou dos elementos linguísticos extraídos de uma fonte, providos de uma referência que permite a sua identificação;
4 – índice de Aston – conjunto de testes de aquisição e desenvolvimento da linguagem;
5 – índice de Porch de capacidades comunicativas – método de avaliação formal para testar a função da linguagem dos afásicos;
6 – índice de Porch de capacidades comunicativas em crianças;
7 – índice de vocábulos – índice de vocábulos extraídos de um texto e acompanhados das referências das ocorrências de cada um desses vocábulos;
8 – índice lematizado – índice no qual cada palavra é apresentada na sua forma de base;
9 – índice temático – afixo actualizador temático, vogal temática, afixo que identifica um paradigma de flexão verbal (ex.: -a- em louvar, -e- e –i- em receber e recebimento).
J. Mattoso Câmara Jr. no Dicionário de Lingüística e Gramática especifica este conceito de índice temático, referindo que ele serve de característica mórfica de um conjunto de vocábulos da mesma espécie. Em Português, como em Latim, o índice temático é uma vogal que se junta ao radical , estando sujeita a regras como a crase, a ditongação e a supressão. Ocorre tanto em nomes como em verbos.
Também se utiliza o termo "índice de classe", o mesmo que classificador, ou seja, o afixo que indica a classe da palavra, o elemento (morfema ou lexema) que identifica o nome ou o verbo segundo determinadas classes, como a de género, modo, etc. (Dicionário de Linguística, de Zélio dos Santos Jota). "Índice preposicional" é um termo que designa a preposição quando desempenha funções de regência, por exemplo, introduzindo um pronome relativo.
Em Semiologia, índice é um tipo de signo que, em oposição simultânea ao ícone e ao símbolo, mantém uma relação natural causal ou de contiguidade física com o referente, por exemplo, uma nuvem negra no céu indicando chuva, uma pegada indicando a passagem de alguém (Aurélio séc. XXI).
Não sei se respondi à sua pergunta. Se quiser ser mais precisa e clarificar a sua dúvida, terei todo o gosto em completar a informação.