Os primeiros anos de escolaridade são muito importantes na aprendizagem da língua. A criança até aos 11, 12 anos tem uma capacidade de aprendizagem muito grande que a leva à aquisição de automatismos que perduram pela vida fora. Aprendizagens incorrectas nestes níveis etários ficam interiorizadas e emergem espontaneamente quando solicitadas, mesmo que posteriormente a criança, já jovem, já adulta, venha a saber qual é a forma correcta, qual é a regra.
Assim, na aprendizagem da Língua Portuguesa, deve-se, tão cedo quanto possível, corrigir o erro. Aliás, deve-se ensinar à criança, logo nos primeiros anos, a forma correcta, fazendo apelo a uma capacidade que ela tem e que deve ser estimulada: a memória.
A leitura, frequente e diversificada, a relação de uma palavra com outras da mesma família e a informação a respeito do seu étimo são meios de desenvolver a competência vocabular e ortográfica da criança.
É verdade que os 13 anos têm inerente alguma desatenção e despreocupação por regras, o que pode levar ao desleixo na expressão escrita, mas é uma idade em que já se pode explicar com algum sucesso como corrigir o erro. Quanto mais tarde se agir, mais profundamente estará enraizado o erro e mais difícil será extirpá-lo. A possibilidade de correcção depende essencialmente do interesse da jovem. Se ela quiser mesmo, conseguirá. Como? Lendo, sabendo as regras de ortografia (as que há), relacionando a palavra com outras da mesma família, verificando qual é o étimo (latino ou outro), escrevendo frases em que utilize a palavra. Sobretudo, escrevendo, porque se aprende a escrever, escrevendo.
Poderá aprender as regras de ortografia em gramáticas e prontuários.
No caso específico que refere, o da troca do s pelo c e do s pelo z, poderá consultar as respostas a estas dúvidas aqui no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.