Horário de visita
Gostaria de saber qual das frases está correta e porquê:
Quero dizer que é o horário em que o museu se encontra aberto ao público.
– Horário de visita do museu. – Horário de visita ao museu. – Horário de visita no museu.
«Pegar uma coisa»/«pegar numa coisa»
Sou professor de Português na Suécia numa turma de alunos provenientes de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
Constatei uma certa oscilação no uso de «pegar uma coisa» e «pegar numa coisa».
Gostaria de saber se as duas variantes são aceites nos diferentes países lusófonos, ou se estamos perante um uso diferenciado.
Promover a saúde
"Promovendo a saúde" ou "promovendo saúde"?
Quais as regências de promover?
Prefiro = antes quero
Conheço algumas professoras primárias que constantemente dizem "antes quero" em vez de "prefiro". Está correcto?
Filominista, ladeia, etc.
Tendo enviado um ‘e-mail’ com algumas perguntas, que penso não terão recebido, volto a enviá-las, com o pedido da vossa colaboração: Filominista Ladeia (substantivo, situada na Gruta da Ave Casta) Concheiros (pré-históricos de Muge) Arrábicos Cárcica Áulico
Femininos: arara, loba-guará, etc.
Femininos de: arara, lobo-guará, baleia-jubarte, mico, leão dourado, jabuti, papagaio.
Mantenedor
Quem faz a manutenção?
Gestor: Indivíduo que procede à gestão.
??????: Indivíduo que procede à manutenção?
Não consigo descobrir!
Sequestro
Sobre a palavra "sequestro": definição e significado.
Verbos com particípio passado duplo (I)
Sou estudante de Antropologia e já por diversas vezes me interroguei sobre qual será a conduta a assumir quando o costume vai contra as regras gramaticais.
Sabendo da existência de particípios passados duplos, da regra que prevê o uso da sua forma regular na voz activa e o da sua forma irregular na voz passiva (como em "tinha ganhado" ou "tinha sido ganho") o que é que se deve fazer quando o costume que actualmente vinga é o de utilizar, a todo o custo, as formas irregulares? É frequente ouvirmos expressões como: "tinha entregue", "tinha ganho", "tinha morto". Além disso, ao utilizarmos a forma adequada à voz activa, a maioria das pessoas resolve corrigir-nos.
Parece-me haver todo um movimento em direcção à adopção exclusiva da forma irregular nos particípios passados duplos.
Será isto parte da dinâmica de uma língua? Haverá uma tendência normal para as formas irregulares substituírem por completo as regulares?
Agradeço a vossa atenção e peço, desde já, as minhas desculpas por vos colocar uma questão que talvez seja mais de índole filosófica do que gramatical.
Tempos compostos
Sou estudante do segundo ano do ensino médio.
Gostaria de saber quais os tempos compostos do verbo (exemplifique por favor).
