Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
J. F. Gomes Bravio Curaçau, AntilhasHolandesas 14K

1 – Sendo uma das línguas românicas, o idioma português tem, no entanto, vocábulos de outros povos que viveram no território.

a) Dos celtas, nomes de várias localidades? Quais? Exemplos.
b) Dos visigodos, vocábulos relativos à guerra e ao vestuário? Exemplos.
c) Os árabes dominaram no século XIII. Influenciaram a língua? Nomes relacionados com arte, ofícios, vida económica? Exemplos.
Quais vocábulos africanos na época dos descobrimentos? Exemplos.
d) Alguns nomes (exemplos) anglo-saxónicos, germânicos adaptados à etimologia portuguesa.

Gostaria de receber alguns nomes como exemplo para poder concretizar um texto que estou a construir.

Jorge Martins Professor universitário Portugal 18K

Nas obras científicas (no meu caso, engenharia) é habitual introduzirem-se, no seu final, apêndices e/ou anexos, não parecendo haver uma regra generalizada de uso para cada um destes.

Tento usar a denominação anexo quando exponho matéria (de minha autoria) que pela sua complexidade, extensão ou outra qualquer razão não poderá ser incluída no texto, mas é importante para a sua compreensão. Nos apêndices incluo matérias desenvolvidas por outros autores (como artigos completos) e outras obras como catálogos, fichas técnicas, etc., não fundamentais para a compreensão do texto principal.

Estará correcta esta divisão?

Márcio Osório B. de Farias Recife, Brasil 21K

Qual é o plural de louva-a-deus?

André Brasil 21K

Qual é o aumentativo da palavra rua?

Marcos Vinicius Giacomelli Funcionário público federal Porto Alegre, Brasil 5K

Existe o feminino de "escanção"?

Fátima Dias Portugal 4K

Fátima Dias, professora do 1.º ciclo, a leccionar na escola EB1 de Curvaceiras e a fazer estudos de poesia infantil contemporânea.
Tenho necessidade de saber em que obra se encontra inserida a poesia de Matilde Rosa Araújo: "Formiguinha Descalça" para que possa explorar na íntegra tal obra junto dos alunos de 4.º ano de escolaridade.
Muito agradeço a atenção dispensada.

Ana Padrão Portugal 9K

O que é a poesia experimentalista?
O que é a «revista poesia 61»? E a «revista árvore»?

Luzia Almeida de Oliveira Nobre Brasil 44K

Secretários apóiam. A frase esta correta? A palavra "apóiam" é mesmo acentuada?

Roberta Uchoa Brasil 10K

O que são verbos acurativos, dicendi e onomatopéicos?

Marcelo Brasil 5K

Esta frase está correta?

Nós morávamos em cinco, num apartamento!