DÚVIDAS

Siglas e acrónimos, mais uma vez

Tenho uma dúvida sobre a língua portuguesa. 

No caso de criação de um nome próprio as regras de acentuação estariam incluídas? E no caso de criar um nome unindo várias palavras? Existe uma regra para tal fato de criação? Venho percebendo como fato de nome de várias empresas. 

Suponha: 

carro + arte = "cararte" 

Como seria tratada esta palavra que supondo se tornou um nome? Devem ser aplicadas as regras ortográficas? 

Outra mais duvidosa para mim: 

ilha + coqueiro + serpente = "icoqueser" 

Como seria tratada esta palavra supondo que se tornou um nome? Devem ser aplicadas as regras ortográficas? 

Mas além da pergunta uma outra dúvida, a sílaba "ser" do nome formado "icoqueser" deveria ser pronunciado com som de "z" ou "s" , teria uma regra para se basear de acordo com a palavra de origem. 

Caso tenha alguma experiência em tais fatos de criação eu estaria grato em receber alguma orientação.

Resposta

Não há verdadeiramente regras para formar siglas.

Como já disse noutra resposta, as siglas são normalmente constituídas pela primeira letra (em maiúsculas e sem pontos) das palavras que constituem o nome da entidade; e, depois, essas letras são soletradas independentemente umas das outras (ex.: PSD, PCP).

Pode, no entanto, a entidade desejar que haja uma ligação silábica entre as letras da sigla e, então, considera mais do que uma letra de cada palavra ou faz um arranjo nesse sentido (ex.: VARIG: Viação Aérea Rio-Grandense).

Em certos casos, o conjunto toma mesmo a forma duma palavra que pode ser aceite no léxico da nossa comum língua (ex.: Petrobrás), e estamos em presença de um acrónimo (siglema). Um acrónimo/acrônimo deve obedecer às regras ortográficas da língua, nomeadamente quanto aos sinais ortográficos.

Claro que o s intervocálico tem o valor de z; logo «icoqueser» deve pronunciar-se ¦zer¦ (é este o motivo por que, por exemplo, na aglutinação de termo e sifão se dobra o s e se escreve termossifão).

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa