Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 9K

A propósito da resposta à minha consulta emitida pela professora Eva Arim, em 12/3/2007, peço licença de voltar ao assunto, pois a argumentação não me convenceu. Vejamos: deve-se fazer a uniformidade temporal em frases do tipo da que se examina. Assim devemos dizer e escrever:
1 – «O curso foi realizado há muito tempo.»
2 – «Ele era professor havia muito tempo.»
3 – «Esse assunto deveria ter sido tratado há muito tempo.»
4 – «Esse assunto teria sido tratado (haveria) muito tempo.»
Agora na frase em exame [«Se eu fosse Daniel, já teria enviado a encomenda (haveria) muito tempo»], vemos que, para se manter a uniformidade temporal, a meu ver, não há como remeter o tempo verbal para o momento em que a frase é produzida, como se diz na resposta, pois o mesmo não se faz com a frase 2, por exemplo. No caso da frase 1, obviamente o verbo haver deve ser conjugado a partir do instante da emissão da frase. O mesmo se diga quanto à frase 3 (apesar de estar o verbo auxiliar da oração principal no condicional, uma vez que essa frase guarda uma diferença sutil em relação à frase 4, cuja estrutura é idêntica à que apresentei).
Em «Daniel...», estando o verbo da oração principal no condicional, como não conjugar o verbo haver também no condicional?...
Aguardo novas considerações, que desde já agradeço.

Pedro Ferreira Consultor IT Porto, Portugal 19K

Qual o plural de radar, sonar, laser? Até há bem pouco tempo, considerava-se que estas palavras não teriam plural por serem siglas/acrónimos. No entanto começamos a ver em alguns dicionários (sobretudo online...) os plurais "radares", etc. Vejo também que em Espanha, desde 2001, passou a usar-se o plural que já referi. Qual a situação oficial em Portugal?

Obrigado.

Regina Silva Professora Porto, Portugal 97K

Gostava que me indicassem a forma correcta de tratamento de um padre. Será que me podem indicar uma lista completa das formas de tratamento utilizadas em Portugal?

Obrigada.

Carlos Moura Professor Valpaços, Portugal 15K

Pretendo informar-me se a palavra desrregularizar é passível de ser utilizada.

Obrigado.

Celestino Coutinho Professor Paço de Arcos, Portugal 6K

Gostaria de saber o significado da palavra matrafona.

Carmen de la Fuente Professora Lisboa, Portugal 13K

Qual é o plural correcto de gérmen: germens, ou gérmenes?

Ana Louro Técnica Santarém, Portugal 6K

A ideia que tenho acerca do significado da palavra veganismo é que trata dos fundamentalistas do regime alimentar vegetariano. Aqueles que não comem derivados de animais. Pesquisei em vários dicionários e, não tendo encontrado resposta, peço o vosso esclarecimento.

Grata.

Isabel Lopes-Reeb Técnica de máquinas Karlsruhe, Alemanha 7K

Peço que me esclareçam a origem da palavra constipação na língua portuguesa. Uma constipation em inglês e em francês é uma prisão de ventre. Porquê a diferença em português?
Obrigada.

Tatiane Sousa Estudante Manaus, Brasil 30K

Qual a diferença entre preposição e conjunção?

Dhian Carlo Advogado Blumenau, Brasil 11K

Tenho dúvidas quanto à grafia correta a ser empregada na expressão pré-questionamento ou prequestionamento ou ainda preqüestionamento.
Essa expressão, na área jurídica, significa que um recurso, dirigido a uma instância superior, somente pode ser apreciado se ocorreu, na instância inferior, o pré-questionamento da matéria (lei ou fato que está se discutindo na ação).

Obrigado.