«Brasil Colônia» ou «Brasil colônia»? - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Brasil Colônia» ou «Brasil colônia»?

Grafa-se "Brasil Colônia", ou "Brasil colônia"?

Obrigado.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 6K

Sem outro contexto, não vejo necessidade de usar maiúscula em colónia. Se na expressão em apreço temos um nome próprio seguido de um nome comum, e se considerarmos que a função deste último é a de atributo, teremos então uma locução como «o Brasil colónia era rico», estruturalmente semelhante a «o Brasil meridional era rico».

Contudo, se a expressão tivesse passado por um processo de lexicalização, tornando-se uma unidade com sentido próprio, poderíamos recorrer ou não ao hífen e obteríamos as formas "Brasil-Colónia" e "Brasil Colónia. Neste caso, o segundo elemento de formação também apresentaria maiúscula, seguindo, por exemplo, o modelo de outras expressões como Sexta-Feira Santa, que marca uma data especial no calendário religioso (uma sexta-feira qualquer escreve-se com minúscula; cf. Acordo Ortográfico de 1945, Formulário Ortográfico de 1943 e Prontuário Ortográfico, Editorial Notícias, 2004, págs. 37-39).

Carlos Rocha
Classe de Palavras: substantivo