Existe um termo médico de nome hepatocelular (por exemplo: «carcinoma hepatocelular»). Encontro na literatura médica escrito, quase sempre, sem hífen. Deverá ter hífen?
Será que se deve escrever praia com minúscula ou maiúscula em relação a Praia da Rocha, tendo em consideração que Praia da Rocha não é só uma praia mas também uma localidade do concelho de Portimão?
Qual a origem do sobrenome Macedo, esse sobrenome é de origem portuguesa?
Gostaria de saber se, na frase seguinte (manchete de um jornalzinho de circulação estadual), «Hospitais viajam a BH (Belo Horizonte) para melhorar atendimento», é correto afirmar que há uma metonímia e se é correta a sua aplicação na frase/manchete utilizada em jornal.
Fico muito agradecida se me ajudarem.
Num dos exercícios de uma ficha de trabalho que tenho de realizar para a escola, perguntam-me para identificar o erro presente em cada uma destas seguintes frases:
«O cartoon critica, frequentemente, situações, opiniões, etc.»
«A caricatura nem sempre é uma crítica.»
Pois bem, eu não consigo identificar o erro. Esta matéria enquadra-se na relação de paronímia entre as palavras.
Espero que me possam esclarecer.
Como se classifica o complemento «pela espinha acima», segundo a gramática tradicional, na frase: «Sinto uma tremura pela espinha acima»? Já agora, quantos complementos circunstanciais há?
Está correta a informação «Entrada restrita a funcionários e prestadores de serviço»? Esta frase significa que a entrada é permitida somente a funcionários e prestadores de serviço?
Qual a origem do sobrenome Domingos? Esse sobrenome é de origem portuguesa?
Gostaria bastante de conhecer a origem e a história do meu sobrenome — Sirgado.
Somos poucos e creio que a maior concentração é na zona centro de Portugal, mas através de pesquisas na Internet também encontrei referências a pessoas com este sobrenome noutros países — Espanha, Itália, Cuba — porém desconheço o seu significado e as suas origens cultural e geográfica.
Grato pela atenção.
Deve escrever-se «a resposta é por demais evidente», ou «a resposta é por de mais evidente»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações