«Precisam de estudar» e «Precisam estudar» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Precisam de estudar» e «Precisam estudar»

«Precisam de estudar» e «Precisam estudar» são locuções verbais ou não? Por quê?

Grato!

Fernando Vasconcelos Estudante Rio de Janeiro, Brasil 2K

1. «Preciso de estudar» (português europeu)/«preciso estudar» (português do Brasil) não corresponde a uma locução verbal.

2. Uma locução verbal constitui-se de um verbo auxiliar (de significação gramatical, isto é, com a função de exprimir tempo, modo, aspecto, pessoa e número) e de um verbo principal (de significação lexical, ou seja, capaz referenciar acções, eventos e estados do mundo extralinguístico).

a) «Vou à praça.»

b) «Vou indo.»

Em a), ir é um verbo de significação lexical; em b), é um verbo de significação gramatical. Diz-se então que o verbo sofre um processo de gramaticalização. Portanto, vou indo é uma locução verbal (perífrase aspectual).

3. Cotejemos:

c) «Preciso de dinheiro.»

d) «Preciso (de) comprar um fato.»

Quer em c) quer em d), precisar mantém o seu significado lexical: «necessitar», «carecer de». Em a), a complementação do verbo é feita através de um grupo preposicional consituído pela preposição e pelo nome; em d), a complementação realiza-se através do grupo preposicional, constituído por preposição e oração infinitiva (de comprar um fato) ou directamente através de oração infinitiva (comprar um fato).

4. Apesar de o verbo precisar constar dos processos de construção da modalidade, entrando nesta medida no rol dos verbos modais (poder, dever, ter de), o verbo apresenta comportamento sintáctico diverso do das perífrases/locuções verbais modais, como se demonstrou em 3.

Ana Martins
Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Semântica; Sintaxe Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos); Modo/Modalidade