A dúvida que coloco é como se conjuga o verbo ter com o verbo descobrir. Nunca me passou pela cabeça esta dúvida, pois sempre apliquei o segundo caso. No entanto, tenho vindo a "descobrir" que até posso estar enganada, pois cada vez mais ouço dizerem «tenho descobrido» e penso que está errado, mas não quero tirar conclusões precipitadas.
Por favor, esclareçam-me esta dúvida.
Obrigada.
Diz-se "irradicar"/"irradicação", ou "erradicar"/"erradicação"?
A propósito de «"i(e)rradicar" a pobreza» (tirar o mal pela raiz ou acabar com) há dicionários que escrevem de uma maneira e outros de outra.
Agradeço que me elucidem.
Na exposição Da Vinci, o Génio, consta a palavra redemoinho; nos manuais de socorros a náufragos, remoinho. Qual a forma correcta?
Obrigado e parabéns pelo site e pelo inestimável valor na defesa da nossa língua!
Qual o significado das palavras superintendente e superintendência?
Como e em que circunstâncias se dizem as palavras trajo e traje?
Sabendo que a pessoa portadora de miopia é míope, gostaria de saber qual o adjetivo que corresponde a astigmatismo e hipermetropia.
Desde já, agradeço a atenção.
Qual é o aumentativo da palavra ponte?
Existe algum termo, no dicionário português, equivalente a pole position?
As palavras "karting", "kart" e "kartodromo" fazem parte da língua portuguesa, ou devem ser grafadas em itálico?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações