Elementos químicos
Gostaria que me indicassem se os nomes de elementos químicos, usualmente designados em maiúsculas quando na sua forma contraída (H, C, Al, etc.) se escrevem por extenso com maiúscula, ou minúscula. «Hidrogénio, Carbono, Alumínio», ou «hidrogénio, carbono, alumínio»?
Obrigado.
Carmim
Sempre escrevi "carmin", para referir a cor da solução alcoólica de fenolftaleína, em meio alcalino. Hoje só encontro a palavra "carmim". Estive a cometer algum erro sistemático?
Grata pela atenção.
A palavra "tranche"
Pode utilizar-se a palavra "tranche" no contexto, p. e., de «pago em duas tranches de igual valor»? É masculino ou feminino?
Obrigado.
A diferença entre tacho e panela
Queria aproveitar a ocasião para agradecer esta página e o trabalho que têm tido, e que já desde há alguns anos acompanho.
Procurei e não encontrei resposta à seguinte dúvida: nas receitas é comum o uso da expressão «tacho ou panela», por exemplo «ponha água a ferver num tacho ou panela». Não são sinónimos perfeitos? Há alguma razão que justifique a preferência de um ou outro termo? É verdade que cada um é usado em regiões diferentes do país (Portugal, neste caso)?
Agradecido antecipadamente.
Sobre o verbo coisar
Gostaria de saber quais registros há em Portugal do verbo "coisar". Aqui pelas bandas dos lusofalantes americanos, o verbo está começando a crescer. Em geral usa-se por esquecimento ou quando o interlocutor já sabe do que se fala. Me disseram que na terra de Cabral tem um significado sexual. Tal informação procede?
Obrigado.
A origem da expressão «de pequenino é que se torce o pepino»
Qual a origem da expressão «de pequenino é que se torce o pepino»?
O diminutivo e o aumentativo de asa, de coração, de chefe e de velho
Qual é o diminutivo e o aumentativo de asa, coração, chefe e velho?
Obrigada desde já pela resposta.
Uso do artigo e topónimos: Faralhão, Pinheirinhos, Creiro
Na empresa onde trabalho, estamos a desenvolver as placas indentificativas das instalações e surgiu a dúvida sobre a aplicação de de ou do.
Faralhão é uma localidade, devemos dizer «Reservatório do Faralhão», ou devemos aplicar o de?
Para o reservatório que existe no Bairro dos Pinheirinhos, podemos aplicar «Reservatório Elevado dos Pinheirinhos»?
E «Reservatório do Creiro», é correcto?
Qual a regra que devemos aplicar?
Obrigada.
Sobre tautologias
Uma colega, a propósito de "elo de ligação", "certeza absoluta", "8, 9 e 10 inclusive", "exceder em muito", "quantia exacta", "expressamente proibido", disse-me que eram expressões que se deviam evitar por se tratar de tautologias.
Gostaria de saber se será exactamente assim.
Obrigada e parabéns pelo trabalho excelente que têm vindo a realizar.
A regência do verbo vender
Qual a regência do verbo vender?
