Novo acordo ortográfico, gerúndio
Segundo o que já ouvi falar, no Brasil têm sido tomadas medidas para que o gerúndio deixe de ser usado nos casos em que, no português europeu, este é substituído por «a + infinitivo», ou seja, os brasileiros deixariam de escrever e pronunciar «eu estou trabalhando» em troca de «eu estou a trabalhar» como em Portugal. Gostaria de saber se isso é verdade, pois isso seria um grande passo para a unificação "de facto" da língua portuguesa, não só a nível ortográfico.
Por outro lado gostaria de saber se os portugueses poderão continuar a escrever recepção, óptica, decepção ou aspecto, quando o acordo ortográfico entrar definitivamente em vigor, pois os pês e os cês que se escrevem nestas palavras e que são mudos em Portugal pronunciam-se no Brasil.
As palavras sobrevida e sobrevivência
No contexto de estudos clínicos e de análises estatísticas, em particular no âmbito da oncologia, encontramos as expressões sobrevida e sobrevivência (do inglês survival). Qual das palavras é a mais correcta?
Erroneamente e erradamente
Gostaria de saber se os advérbios erroneamente e erradamente são sinônimos ou se há casos em que um é mais adequado que o outro.
Ex.:
1) «O árbitro apitou o pênalti erroneamente/erradamente.»
2) «Às vezes, erroneamente/erradamente, acentuamos as paroxítonas terminadas em "ens".»
A etimologia e o significado do adjectivo bariátrico
Preciso saber a etimologia e o significado do adjetivo bariátrico.
Muito obrigada.
O aumentativo de carta
Gostaria de parabenizá-los, adoro navegar por aqui, aprendemos muito.
Gostaria que me tirassem uma dúvida: qual o aumentativo de carta?
Grata pela atenção!
«Tenho (sou de) parecer favorável...»
No seguimento de um pedido de parecer, qual é a resposta correcta:
«Sou de parecer favorável...», ou «Tenho parecer favorável...»?
Aspecto do verbo e valor do verbo
Depois de algumas pesquisas em gramáticas, continua confusa a diferença entre aspecto do verbo e valor do verbo.
Como diferenciá-los?
A origem e o plural de Sebastião
Qual o plural de Sebastião e, se puder ser, qual a sua origem?
Obrigado pela atenção.
A regência de passar (= «ser aprovado»)
Gostaria de saber se devemos dizer «passei a Matemática com 13 valores», ou «passei em Matemática com 13 valores».
Obrigado.
A sílaba tónica da palavra instituição
A palavra instituição acentua-se em que sílaba?
