Mantê-la
Diz-se mante-la ou mantê-la?
Classificação de já
Gostaria de saber qual a classificação gramatical da palavra já.Obrigado.
Concunhado
A palavra "co-cunhada(o)" existe para significar a relação de parentesco entre pessoas que são casadas com pessoas que são irmãs(ãos)?
A conjunção e após o ponto-e-vírgula
Gostaria de saber se a conjunção e pode ser utilizada após o ponto-e-vírgula em uma enumeração. Creio que não há a necessidade de os dois estarem juntos; mas, por ter visto assim em vários textos, começo a achar que essa forma não é totalmente incorreta.
O acento gráfico de período
Gostaria de saber a razão do acento agudo em período. A palavra seria proparoxítona se houvesse um hiato, mas ela é pronunciada com ditongo: "pe-rio-do", e não "pe-rí-o-do".
Obrigado.
As abreviaturas P. e E. D., outra vez
Em relação às abreviaturas P. e E. D., diz-nos a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que, tendo em conta o contexto sugerido, P. pode significar «para» ou «por», e que E. D. se utiliza para «espera deferimento».
«Ter matado (e não "morto")»
É com muita frequência que se ouve nos media a expressão «ter morto». Penso haver aqui uma confusão com dois verbos, matar e morrer: «ter matado» e «ser ou estar morto». Ora, a expressão alude ao facto de ter sido morta uma pessoa, mas, neste caso, aplicando o verbo morrer, há que recorrer ao verbo ser, passando o sujeito a sujeito agente da passiva, certo? «Ter morto» está errado, sendo o correto «ter matado», não é assim?
Muito obrigada.
Registo e registro
Tenho visto muitos textos portugueses, em especial a Wikipédia lusófona, e me deparado com as palavras registo, registado, registadas.
Quero saber a que se deve essa diferença, visto que no Brasil dizemos (e escrevemos) registro.
Citações em itálico e entre aspas
Julgo saber que é norma que quando se faz uma citação a mesma venha entre aspas. No entanto, num livro que estou a rever optou-se por colocar as citações em itálico e entre aspas. Tal facto deve-se a que assim (dado que as citações correspondem em média a 4 ou 5 linhas do texto) o texto terá uma melhor leitura. A minha dúvida é se será isso correcto ou não passará de uma redundância?
À frente ou na frente
Qual a forma certa?
a- Anos à frente dos concorrentes.
b- Anos na frente dos concorrentes.
