Chau ou adeus, até logo?
Recuso-me a despedir-me com "tchau" ou "xau"! Faço bem, devo tolerar ou mesmo aceitar e usar sem pudor?
Caso, em caso de, no caso de
Gostaria que se referissem às orações condicionais iniciadas por "No caso de...", nomeadamente quanto ao tempo e ao modo do verbo. Ex.: «No caso de o Luís poder sair, vamos ao cinema» ou «No caso do Luís puder sair, vamos ao cinema»? Qual a correcta e qual a regra gramatical aplicada? Muito obrigado.
Aumentativo de mão
Gostaria de saber qual o aumentativo de mão?
A regência do verbo adentrar
Peço, por gentileza, o equacionamento da seguinte dúvida: o certo é «Sem adentrarmos o mérito do parecer...» ou é «Sem adentrarmos no mérito do parecer...»?
Grato pela atenção.
Pago / pagado
Gostaria de saber se depois do verbo ter ou haver devo escrever pagado, como mandam as regras, que por acaso já li no vosso glossário. É que soa tão mal! Exemplo: Eu já tinha pagado a conta.
De pé / em pé
É correto dizer: fiquemos de pés ou fiquemos de pé?
Boa noite a todos
vs. Boa noite a todos e a todas
vs. Boa noite a todos e a todas
Desde há algum tempo que venho ouvindo dizer em reuniões "Boa noite a todos e todas". Para mim, isto é um absurdo, uma vez que me parece que a palavra "todos" como quantificador universal, já inclui ambos os sexos. Estou certa ou de facto é correto afirmar "todos e todas". Agradecia o esclarecimento desta dúvida.
Os melhores cumprimentos
Cidadãos
Agradecia que me informasse sobre o plural de cidadão. Sendo o plural de ladrão, ladrões e de varão, varões, estou com dúvidas, pois tenho lido em artigos no "J.N." e até em referências feitas por ministros a palavra cidadãos!
O significado do provérbio «Quem foi rei nunca perde a majestade»
Gostaria de saber o significado do provérbio:«Quem foi rei nunca perde a majestade.»Agradeço a atenção.
"E pluribus unum"
A propósito do centenário do Benfica, tenho ouvido e lido as mais diferentes traduções da frase latina que integra o emblema do clube da águia: «Um por todos, todos por um», «De entre muitos», «Primeiro entre pares»? E aquele é mesmo assim (“e”) ou será, antes, “et”? De resto, num “site” na Internet lê-se o seguinte: «Uma das frases eternas com que os Estados Unidos (sua história, perspectiva e realidade) se identificam é “et pluribus unum”, ou seja, dentre muitos, um». Em que ficamos? Obrigado.
