A grafia de malsucedido e bem-sucedido
Por que malsucedido não é separado por hífen e bem-sucedido sim? Obrigada.
Gin e gim
Como se escreve a palavra gin: com n (gin) ou com m (gim)?
A diferença entre personalidade e carácter
Necessito de saber qual a diferença entre os conceitos de personalidade e carácter.
A definição de «texto utilitário»
O que é um texto utilitário?
Sobre a origem do provérbio «Quando a esmola é demais, o santo desconfia»
Eu gostaria de saber a origem histórica do provérbio «Quando a esmola é demais, o santo desconfia».
O advérbio né
É muito comum as pessoas, principalmente aqui, no Mato Grosso do Sul, utilizarem a palavra né especialmente ao final de uma frase, o que na maioria das vezes soa como uma pergunta, como se substituísse o «não é?». Por vezes, ao meu ver, isso soa como insegurança ao fazer uma afirmação.
Pergunto: a palavra né existe? Se sim, ela deve ser acentuada? Qual a origem dessa palavra? Devemos utilizá-la normalmente?
Obrigado!
Identificar complementos directos e indirectos
Sou estudante e encontro-me com bastantes dificuldades na sintaxe do português, nomeadamente, no que se refere aos complementos preposicionados. Apesar de ter consultado várias obras gramaticais (Celso Cunha, Maria Helena Mira Mateus) e de ler todas as respostas do Ciberdúvidas no que respeita aos complementos do verbo, continuo sem saber que função sintáctica atribuir aos complementos preposicionados. Além de que, na Gramática do Português Moderno, José Manuel de Castro Pinto e Maria do Céu Vieira Lopes, Plátano Editora (ensino secundário), na página 183, deparo–me os seguintes exemplos: A Rita chamou pelo pai. CD pelo pai O Nuno cumpre com as obrigações. CD com as obrigaçõesO professor pegou no livro. CD no livro Naquela exposição, gostei de muitos quadros. CD muitos quadros Na obra de Celso Cunha, na página 513, pode ler-se o seguinte: «A ligação do verbo com o seu complemento, isto é, regência verbal, pode fazer-se: a) directamente, sem uma preposição intermédia, quando o complemento é objecto directo. b) indirectamente, mediante o emprego de uma preposição, quando o complemento é objecto indirecto.» Conheço os testes que permitem identificar os complementos directos, indirectos e oblíquos, mas tenho dificuldade em classificar as funções sintácticas dos complementos preposicionais. Se os complementos preposicionais têm funções de complemento directo e indirecto, como distingui-los? Muito obrigada.
Conto, novela e romance
O que é um conto, uma novela e um romance?
E qual a diferença entre conto, romance e novela?
O significado de -eiro
Qual é o significado do sufixo -eiro?
Sobre o substantivo colectivo milharal
Algum autor considera o substantivo milharal como substantivo coletivo?
