Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Colher/coletar/recolher dados»

Queria saber qual é o verbo correto para o seguinte caso: «colher dados», ou «coletar dados»? «Colheita de dados», ou «coleta de dados»?

Obrigada.

Ivana Ramos Delgado Tradutora juramentada em língua espanhola Buenos Aires, Argentina 17K

Ambos os verbos veiculam um sentido que lhes permite estar adequados no contexto que refere. Com efeito, colher tem no Dicionário Houaiss, entre outros, o significado de «retirar ou recolher algo de algum lugar», e coletar, «colher ou recolher (produtos, elementos, amostras, etc.) para exame, análise, estudo, etc. (c. informações…)».

A opção por um ou outro verbo advém, sobretudo, da preferência dos falantes, mas convém ter em conta qual é o uso mais frequente. Numa pesquisa Google, introduzindo as expressões «coletar dados» e «colher dados», obtive como resultado, para a primeira expressão, 20 300 ocorrências e, para a segunda, 4270, o que mostra que «coletar dados» é preferencial.

Refira-se, no entanto, que essa preferência acontece em espaço brasileiro, sendo residual em Portugal, onde a expressão preferencial é «recolher dados».

Assim, dependendo do público a que se reporta, poderá optar por «coletar dados», para um público brasileiro, ou «recolher dados», para um público português.

Edite Prada
Classe de Palavras: verbo