Mau-carácter com mau carácter
Encontrei textos mencionando "mau caráter" e "mal carater". Qual está correto?
«Cair os parentes na lama»
Diz-se «caírem os parênteses na lama», ou «caírem os parentes na lama»?
Creio que é a primeira hipótese e, já agora, porquê esta referência aos parênteses?
Obrigado.
Sobre alguns particípios passados
De vez em quando ouço dicções como estas: abrido, fazido, escrevido, cobrido etc. Sei que são proferidas por pessoas cujos conhecimentos gramaticais são bastante limitados ou praticamente inexistentes. Ainda assim, na qualidade de estudioso do idioma português, não as considero formas errôneas. Parecem-me antes expressões obsoletas, antiquadas, desusadas, não necessariamente erradas. Concordais comigo?
Fechar vs. encerrar
Gostaria de conhecer bem qual é que é a diferença de utilização entre fechar e encerrar?
Muito obrigada.
O significado do termo (financeiro) imparidade
O que significa o termo (financeiro) imparidade?
O conector «nesse cenário»
Gostaria de saber qual a função sintática de conectivos como «nesse cenário», «nesse contexto», «nesse diapasão», «nesse viés», «nessa perspectiva», «nesse âmbito», etc.
Vejo que algumas pessoas os comparam ao conectivo «nesse sentido», classificado por Othon M. Garcia como de valor conclusivo. Contudo, me parece que têm mais um caráter de retomada, de reafirmação, de ligação, semelhante ao da conjunção aditiva e.
Na minha opinião, num argumento lógico, silogístico, esses conectivos estariam mais para juntar as premissas (e) do que para apresentar a conclusão (assim).
Agradeço a todos vocês o excelente conteúdo do site. Parabéns!
Pronomes átonos enclíticos
A propósito de pronomes átonos enclíticos, gostaria de saber a opinião da SLP no que diz respeito à seguinte questão. De acordo com uma regra da gramática portuguesa, numa combinação duma forma verbal terminada em -s e um pronome átono enclítico no caso acusativo, a forma verbal deve escrever-se sem o -s final, acrescentando-se um l- inicial ao pronome: Tu compra-lo, nós compramo-lo, tu tem-lo, nós temo-lo, tu põe-lo, nós pomo-lo. Numa gramática da língua portuguesa (há poucos anos publicada na Inglaterra) afirma-se, no entanto, o seguinte: A combinação da forma verbal da segunda pessoa do singular 'pões' e o pronome átono enclítico no caso acusativo 'o' deve escrever-se (e pronunciarse) 'põe-no', quer dizer, como se se tratasse da forma verbal que corresponde à terceira pessoa do singular. Agora as perguntas: 1) Como se escreve e pronuncia, actualmente, esta combinação no Português europeu? 2) Como se deve escrever e pronunciar segundo a língua padrão? O motivo desta minha pergunta se baseia no facto de eu ser professor de Português. E visto a afirmação na gramática inglesa mencionada é contrária às regras como até agora as conhecemos, os meus alunos e eu estamos ávidos de saber 'como é que devemos dizer'.
A expressão «força maior»
Gostaria de saber quais as aplicações corretas da expressão «força maior», além daquela prevista no direito civil.
A antiga acentuação de somente
Gostaria de saber se "somente" já foi grafado "sómente" como se encontra em muitos textos ou melhor ainda como "Sòmente".
24 horas por dia
Tenho ouvido nos noticiários a expressão "24 sobre 24 horas" para referir uma tarefa executada em contínuo. Esta expressão gerou uma discussão com familiares em relação à sua correcção. Será que se trata de uma (má) tradução literal de outra língua ou é correcto dizê-la em português?
