Fonética: "e" e "o" abertos
Há uma listagem das palavras com "e" aberto e "o" aberto?
As interjeições ô e ó
Numa sentença como «Saudade de sair sem lenço nem documento... Ô, saudade», ô expressaria o mesmo sentido da interjeição de vocativo ó?
Em caso afirmativo, a vírgula que o separa do termo saudade seria desnecessária?
Obrigado.
As sílabas dos nomes próprios
Como classificar substantivos próprios quanto ao número de silabas? Posso dividir um nome próprio em sílabas? São dúvidas do meu neto.
Estrangeirismos: em itálico ou entre aspas
Gostaria de saber se se deve continuar a grafar em itálico os estrangeirismos, agora constantes do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa. Muito obrigado.
Crase. Acesso à Internet
Como devo escrever: Acesso à Internet (acessar a + a Internet) ou, simplesmente, Acesso a Internet?
Braçadeira e abraçadeira
Gostaria de saber qual é a diferença entre braçadeira e abraçadeira.
Braçadeira, no sentido que prende na parede para segurar um tubo... ou uma abraçadeira???
As duas palavras resultam na mesma coisa? Ou ambas têm o mesmo sentido???
Uma seria para o braço?
A outra que abraça?
Divisão de uma frase em orações
Gostaria de saber com exactidão, se for possível, como é que se divide uma frase em orações, e, consequentemente, a necessária a nomeação do: - Sujeito; - Predicado; - Complementos directo e indirecto; - Complementos circunstanciais de: tempo, modo e lugar (não me lembro de mais nenhum!) Em geral, gostaria que me desse uma visão, o mais possível alargada, em relação a este conceito... P.S. Já agora, se não se importa, ficar-lhe-ia muito grato se me pudesse fazer uma correcção, em termos de pontuação, ao texto por mim escrito. Muito Obrigado
As regências do verbo interessar e do substantivo interesse
A regência do verbo interessar causa-me sempre dúvidas. A frase «eu interesso-me pelo teatro clássico» está correta, não é verdade? No entanto, é também possível expressar a mesma ideia dizendo «eu tenho interesse pelo teatro clássico». A minha dúvida é se se pode igualmente dizer «eu tenho interesse no teatro clássico». No Guia Prático de Verbos com Preposições, de Helena Ventura e Manuela Caseiro, as autoras afirmam que o verbo interessar rege unicamente a preposição por. Contudo, quando expressamos a mesma ideia dizendo – «tenho interesse» –, que preposição devemos usar, em, ou por? Pode dizer-se «eu tenho interesse no teatro clássico»?
Muito obrigada.
O valor semântico de enquanto
A conjunção enquanto apresenta valor semântico de tempo e de proporção, mas em alguns contextos, mesmo que façamos a substituição por outra conjunção ou locução conjuntiva correspondente a esses valores, não é possível desfazer a ambiguidade. Ex.: «Enquanto o professor escrevia, os alunos conversavam.» Como resolver então essa questão? Há um meio de desfazer a ambiguidade, ou devemos considerar as duas respostas como possíveis e corretas?
A pontuação depois do parêntese
Quando uma frase acaba com ) ou " a pontuação deve ficar dentro ou fora dos parênteses ou das aspas?
