A classificação morfológica de maior
Na frase «Porque é que uns, poucos, tinham sapatos, e outros, a maior parte, não?», como se classifica morfologicamente a palavra maior?
O uso da vírgula com as interjeições
Gostaria de saber o uso correto da vírgula na hora de separar as interjeições; quando devo separá-las e quando é opcional. Por exemplo, nas frases «não quero nada, não» ou «é melhor você não fazer isso, não».
Anoitecer
Gostava de saber se a palavra anoitecer é parassintética.
Verbos de ligação e verbos transitivos directos
Prestei um concurso recentemente e fiquei em dúvida nas seguintes questões: 1) Aponte a alternativa que não tenha um verbo de ligação a) O uso de drogas tem prejudicado a vida de muitos jovens. b) Os cientistas não ficam indiferentes à situação dos moradores. c) Os Professores estão no laboratório, conversando com os melhores alunos. d) Poucos intelectuais permanecem em atividades físicas. 2) Aponte o período que não contém objeto direto a) Os romances policiais pediam um cenário de fortificação feudal. b) Sua falta de verdadeira cultura, ele conseguia dissimulá-la encadeando mentiras ilusórias. c) Ao cair da tarde, entraram, no automóvel, quatro funcionários do Departamento Pessoal. d) Muito assustado, o proprietário da mansão puxou do revólver e atirou no ladrão. Na primeira questão a alternativa apontada como correta foi a A e na segunda foi a alternativa C. Gostaría de saber se as alternativas apontadas estão realmente corretas e por quê. Grata.
A grafia de óptimo e opção
No Brasil escreve-se "ótimo", sem o "p". Entretanto, escreve-se "opção", com o "p". Sendo ambos da mesma raiz, por que a diferença?
Impacte, para quê?
Fiquei surpreendido com a resposta de José Neves Henriques à pergunta sobre este tema, dada a Tavares Rodrigues.
Os dicionários de Português desde Cândido de Figueiredo a J. P. Machado registam impacto como adjectivo, impacte como substantivo e o verbo impactar que terá, naturalmente, formas verbais terminadas em -cte.
Pergunta: Houve alterações desde a edição do Grande Dicionário da Língua Portuguesa de J. P. Machado?
Compreensivo e compreensível
Compreensivo e compreensível? Não sou uma falante nativa da Língua Portuguesa e ando a aprender essa língua. No entanto, encontro sempre problemas com os adjectivos com significado semelhante, como, por exemplo, "compreensivo e compreensível", "sensível e sensitivo", etc.
Podiam explicar-me qual é a diferença entre estes dois adjectivos?
O masculino de rã
Qual é o masculino de rã?
Médico-legais / criados-mudos / sabidão
1 – Como se forma o plural de:
médico legal criado mudo
Explique.
2 – Como é o aumentativo pejorativo de sabido?
Conceito de especificador
O que são especificadores?
