Corroborar, verbo transitivo directo
Tem sido comum encontrar nas correspondências empresariais o verbo "corroborar" usado com a preposição "com" em frases do tipo: "Corroboramos com o posicionamento da Superintendência". Entendo que o verbo é transitivo direto, porém gostaria de esclarecer de vez essa dúvida: tal uso é correto?
Chiu e xiu
Quando mandamos calar alguém, dizemos: "shiu!"
Como é que se classifica esta estranha expressão, qual será a sua origem?
Muito obrigado.
Ainda a pausa acentuada nas frases coordenadas
Na vossa resposta "Entoação oracional, de novo" aparece o seguinte exemplo: «É vaca. Portanto, come erva» Não seria mais correcto «É vaca, portanto, come erva.»? E agora, alguns exemplos de minha autoria: «O programa, bem como a lista dos convidados, será enviado oportunamente.» Está correcto escrever o verbo no singular? Este «bem como» é uma locução conjuncional comparativa, não é? «Mais se solicita que, no sentido de dar continuidade aos trabalhos, nos sejam disponibilizados os meios monetários necessários; visto que, tendo esgotado o adiantamento concedido por V. Exas, nos encontrámos...» Este «visto que» é uma locução conjuncional causal, ou não? Está correcto utilizar ponto e vírgula, antes de «visto que»? Não deveria ser uma vírgula? Já agora, haverá alguma circunstância em que a conjunção conclusiva «pelo que» possa vir entre vírgulas? Agradeço que me respondam com exemplos concretos. Gostaria de adquirir uma gramática, ou prontuário ortográfico, que me possa elucidar nestas e noutras questões semelhantes. O que me aconselham?
Desculpe / desculpa
É correcto dizer: «Desculpe, não ouvi» ou «Desculpa, não ouvi»?
Se for correcto, quando é que devo aplicar uma e outra?
Feminino de faraó, outra vez
Parece-me que a questão (Feminino de faraó) levantada pelo consulente Márcio Vaz (24/04/00) tinha algum fundamento pois entre os muitos governantes do Egipto constaram Cleópatra e Hatshepsut. Contudo, será certamente pela inexistência de feminino para a palavra 'faraó' em língua portuguesa que estas governantes são denominadas mais frequentemente 'rainhas do Egipto'. A dúvida parece-me ainda ser pertinente pela existência de diversas palavras que dela derivam (e.g. faraónico, etc.), embora desconheça qualquer tentativa de lhe criar um feminino. Para todos os efeitos, o feminino de 'faraó' é 'rainha'!
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Pais e pais
Existe alguma forma de distinguir a palavra pais (como sendo o pai e mãe) do plural de pai (pais). Por exemplo, na seguinte frase: "Os pais dos empregados são licenciados." Que pais são estes? Lembrei-me da palavra progenitores, mas essa nem sempre está correcta pois existem pais adoptivos.
«A que horas é o evento?»
Sou estudante de Psicologia, tenho 20 anos, e estou acessando este 'site' do meu local de trabalho em São Paulo, Brasil. Gostaria de saber qual é a forma correta de formular a seguinte pergunta, e se possível a sua explicação gramatical: "Que horas é o evento?" ou "Que hora é o evento?". Agradeço a atenção antecipadamente.
32 987,32 m2 por extenso
Como se escreve por extenso 32 987,32 m2?Obrigado pela atenção.
A rádio e o rádio
Gostaria de saber se na língua portuguesa de Portugal há diferença entre o rádio e a rádio.
Sou brasileira e no nosso português fazemos esta diferença: o rádio é o aparelho e a rádio a estação transmissora.
Obrigada.
As sílabas de mais
A palavra mais tem quantas sílabas?
