DÚVIDAS

Ainda a pausa acentuada nas frases coordenadas
Na vossa resposta "Entoação oracional, de novo" aparece o seguinte exemplo: «É vaca. Portanto, come erva» Não seria mais correcto «É vaca, portanto, come erva.»? E agora, alguns exemplos de minha autoria: «O programa, bem como a lista dos convidados, será enviado oportunamente.» Está correcto escrever o verbo no singular? Este «bem como» é uma locução conjuncional comparativa, não é? «Mais se solicita que, no sentido de dar continuidade aos trabalhos, nos sejam disponibilizados os meios monetários necessários; visto que, tendo esgotado o adiantamento concedido por V. Exas, nos encontrámos...» Este «visto que» é uma locução conjuncional causal, ou não? Está correcto utilizar ponto e vírgula, antes de «visto que»? Não deveria ser uma vírgula? Já agora, haverá alguma circunstância em que a conjunção conclusiva «pelo que» possa vir entre vírgulas? Agradeço que me respondam com exemplos concretos. Gostaria de adquirir uma gramática, ou prontuário ortográfico, que me possa elucidar nestas e noutras questões semelhantes. O que me aconselham?
Feminino de faraó, outra vez
Parece-me que a questão (Feminino de faraó) levantada pelo consulente Márcio Vaz (24/04/00) tinha algum fundamento pois entre os muitos governantes do Egipto constaram Cleópatra e Hatshepsut. Contudo, será certamente pela inexistência de feminino para a palavra 'faraó' em língua portuguesa que estas governantes são denominadas mais frequentemente 'rainhas do Egipto'. A dúvida parece-me ainda ser pertinente pela existência de diversas palavras que dela derivam (e.g. faraónico, etc.), embora desconheça qualquer tentativa de lhe criar um feminino. Para todos os efeitos, o feminino de 'faraó' é 'rainha'!   N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa