«Referente a», «descrito infra e supra»
Nos documentos profissionais é habitual ler «ou a informar...»; «referente ao assunto em referência...» e «descrito infra». Está correto?
Enviar-nos/nos enviar
Na vossa página dizem: "Não hesite em nos enviar as suas perguntas."Dizer: "Não hesite em enviar-nos as suas perguntas" não seria melhor português?
N. Coelho
Uma dúvida sobre o texto inicial do vosso sítio - sítio bastante interessante, diga-se de passagem. Em vez de "Não hesite em nos enviar as suas perguntas" não seria preferível escrever "Não hesite em enviar-nos as suas perguntas"?
A vírgula na fórmula «com os melhores cumprimentos»
Numa carta, é frequente o uso da vírgula na saudação «com os melhores cumprimentos» e outras similares que, em geral, antecedem a assinatura. Creio que esta utilização está incorrecta, uma vez que se trata de uma frase e o nome do autor da carta não faz parte dela. Será que estou correcta?
Sobre a concordância do verbo existir
Depois de pesquisar sobre a utilização dos verbos haver e existir quando têm o mesmo sentido, concluí que o verbo existir é pessoal e deve concordar com o seu sujeito:
«Existem dois quartos e uma sala de estar nos apartamentos.»
O verbo haver fica no singular porque não tem sujeito, mas os seus sinónimos têm sujeito e devem concordar:
«Há dois quartos e uma sala de estar nos apartamentos.»
E se se tratar de uma enumeração? Tenho obrigatoriamente de conjugar o verbo?
«Existem sauna, hidromassagem e banhos turcos à disposição», ou «Existe sauna, hidromassagem e banhos turcos à disposição»?
Muito obrigada pela vossa atenção!
Todo ouvidos, todos ouvidos ou tudo ouvidos?
Deve dizer-se «somos todos ouvidos» ou «somos tudo ouvidos»?
A regência de comprometer-se
É mais correcto dizer: «comprometo-me em aceitar», ou «comprometo-me a aceitar»? Obrigada.
O verbo fazer e a mesóclise
Gostaria de saber como fica a mesóclise do verbo fazer, no futuro do pretérito e no futuro do presente, para todas as pessoas.Surgiu uma divergência entre meus colegas de turma, principalmente com as conjugações da primeira pessoa do singular e do plural.Grato desde já.
Itálico e aspas
Em que casos se utiliza o itálico e as aspas? Sei também que há dois tipos de aspas: as de citação e as de subjectividade. Existe um concenso ou uma regra acerca do seu uso? Obrigada.
Pronomes clíticos: definição
O que são pronomes clíticos na perspectiva de Mira Mateus et al.?
Se faz favor ou por favor?
É frequente ouvir em Portugal as seguintes expressões: a) «Queria um café, se faz favor.» b) «Queria um café, por favor.» Qual das duas expressões é a correcta e por que razão?
