Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Condições edafoclimáticas»

O que se entenderá por «condições edafo-climáticas»?

Cristiana Mano Técnica de formação Figueira da Foz, Portugal 23K

A expressão «condições edafoclimáticas» funciona como combinatória lexical (resulta da combinação de duas palavras). As duas palavras, condições e edafoclimáticas (sem hífen), tendem a co-ocorrer, ou seja, têm um índice muito elevado de ocorrência preferencial no discurso.

Quanto ao seu significado, a expressão «condições edafoclimáticas» refere características definidas através de factores do meio tais como o clima, o relevo, a litologia, a temperatura, a humidade do ar, a radiação, o tipo de solo, o vento, a composição atmosférica e a precipitação pluvial. As condições edafoclimáticas são relativas à influência dos solos nos seres vivos, em particular nos organismos do reino vegetal, incluindo o uso da terra pelo homem, a fim de estimular o crescimento das plantas.

Carla Viana
Classe de Palavras: adjectivo