«Mais bem feito» ou «melhor feito»?
Deverá dizer-se, «este trabalho está mais bem feito», ou «este trabalho está melhor feito»?
Vidraceiro / vidreiro
Diz-se vidraceiro mas também se ouve falar em vidreiro! Qual deles o mais correcto? Isto é, se vidreiro está correcto!
Procurar vs. buscar
Desde já agradeço o vosso trabalho tão útil para quem aprende português no estrangeiro.
Sempre pensei que em português se usasse apenas o verbo procurar para a função que o verbo buscar tem em espanhol. Porém, estou a fazer um exercício de gramática portuguesa que põe como opções precisamente o verbo procurar e buscar para preencher um texto. Então, qual é a diferença entre eles? Posso usá-los como sinónimos?
Grato pela vossa atenção e resposta à minhas dúvidas.
A diferença entre e e ou
Edito um site de variedades cujo nome é Pindaíba. Nele, entre outras coisas, divulgamos vários programas (culturais) gratuitos e baratos.
Ou o correto é: «nele, entre outras coisas, divulgamos vários programas (culturais) gratuitos ou baratos»
Ou o correto é: «nele, entre outras coisas, divulgamos vários programas (culturais) gratuitos e/ou baratos.»
Na dúvida, escrevo: «nele, entre outras coisas, divulgamos vários programas (culturais) gratuitos... e também os baratos.»
Explico a dúvida: não é possível ser ao mesmo tempo gratuito e barato.
Paroxítona = grave / proparoxítona = esdrúxula
A minha primeira questão prende-se com a adequação ou exactidão, ou mesmo correcção, no emprego da terminologia referida no título.
A minha segunda questão diz respeito à classificação (quanto à acentuação) das palavras que terminam em ditongo crescente, como "história", "excelência", "água", etc.
Obrigada!
«Quando mais não seja» vs. «quanto mais não seja»
Gostaria de ouvir a vossa opinião, fundamentada, sobre esta questão:
Deve dizer-se «quanto mais não seja», ou «quando mais não seja»?
Obrigada.
Certificado dif. de certidão
Existe alguma diferença entre certificado e certidão, ou são estas duas palavras sinónimas uma da outra?
Prioridade, prioritário e derivados mal formados
Uma vez que o tema priorizar/prioritizar já foi abordado no Ciberdúvidas, tomo a liberdade de partilhar convosco a seguinte curiosidade: na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53/2004, de 21 de Abril (que operacionaliza a reforma da Administração Pública), publicada na I Série-B do “Diário da República”, são utilizados várias vezes os termos "prioritário/a" e "prioritização". Na página 2408, por exemplo, aparece o título "Critérios a considerar para a prioritização de processos associados ao utente" e a frase «Esta reflexão deverá ser orientada de acordo com as vertentes de prioritização anteriormente referidas.»
Confesso que o termo "prioritização" me fere um pouco os ouvidos, mas parece-me que será rapidamente "disseminado", por via da influência que este diploma terá na elaboração de planos e relatórios de actividades em toda a Administração Pública.
Desculpem o tempo que lhes tomo, especialmente porque a questão já foi devidamente esclarecida pelo Ciberdúvidas.
Muito obrigada pelo excelente apoio que diariamente disponibilizam.
Alça
Escreve-se “alsa da camisola” ou “alça da camisola”? Obrigado.
Crível ou credível?
Como se deve escrever? Julgo que oposição a incrível deverá ser crível.
