A repetição da conjunção e numa frase
A conjunção e pode ser repetida numa frase? Em que casos?
Obrigado.
Sim senhor ou sim senhora?
Na resposta de T.A. «Formandos/formandas», a uma pergunta suscitada por alguém do sexo feminino (Guiomar Ruivo), T.A. (presumo que Teresa Álvares), também do sexo feminino, remata assim:
«... Era o que faltava que onde há só mulheres prevalecesse o género masculino...formandas fulana e cicrana, sim senhor.»
Pergunta, agora minha: «sim senhor» ou «sim senhora»? A avaliar por anteriores respostas do Ciberdúvidas, julgo que houve um lapso da vossa ilustre colaboradora. Estou certo ou estou errado?
Salvo melhor opinião
Na linguagem jurídica, é muito frequente utilizar a expressão "salvo melhor opinião", como sinal de modéstia ao manifestar uma determinada posição.
Professores de Direito, advogados e magistrados recorrem amiúde a esta locução. Os pareceres dos Mestres terminam invariavelmente com a frase: "É este, salvo melhor opinião, o meu parecer".
Porém, há dias, confrontei-me com uma peça processual em que se dizia "salva melhor opinião", aliás por duas vezes, revelando que a signatária assim redigiu conscientemente.
A minha pergunta é: se dizemos "salvo erro" não deveremos dizer "salva melhor opinião"?
E no caso de assim ser, será que o facto de ser tão utilizada a expressão "salvo melhor opinião" legitimará o seu uso apesar do (pelo menos aparente) erro de concordância? É que para quem durante anos andou a escrever e ler "salvo melhor opinião" custaria mudar de hábito.
Oferta e promoção
Poderiam explicar a diferença entre oferta e promoção?
Muito obrigada.
Debotar ou desbotar?
Quando a cor de uma peça de roupa é alterada pelo uso, lavagens frequentes, etc., deve dizer-se debotada ou desbotada?
Obrigado.
O feminino de aprendiz
Preciso muito de esclarecer esta dúvida.
O verso:
«Estrelinha, estrelinha aprendiz a aprender, a aprender a ser feliz.»
Está correcto? Ou deverá ser estrelinha aprendiza?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Ordem alfabética dos nomes próprios
Como se ordena alfabeticamente nomes de pessoas? Contam-se as partículas de ligação (da de do) ou ignoram-se?
Aumentativo de rosa
Gostaria de saber o aumentativo da palavra rosa.
Obrigada.
"Desmatricular" e "desmatriculação"
Existe a palavra "desmatricular"? Apesar de não figurar nos dicionários de língua portuguesa que consultei, a verdade é que é largamente utilizada (e necessária). E quanto a "desmatriculação"? Num texto literário, será mais correcto dizer-se "cancelar a matrícula" e "cancelamento da matrícula"?
Obrigada.
Siglas – Director/diretor de turma
Nos documentos utlizados pelo Director de Turma é normal usar a abreviatura DT. No entanto, há dias surgiu uma dúvida quanto ao plural, isto é, será correcto usar a abreviatura DTs quando a marca do plural está na primeira palavra "Directores de Turma"?
