A sintaxe do verbo carecer
Quando queremos dizer que um aluno necessita de reforçar determinado conteúdo ou aprendizagem efetuada, dizemos que ele «carece reforçar» ou «carece de reforçar»?
Tenho sempre dúvida se deverei colocar ou não a preposição.
Sobre o rotacismo na história e na dialectologia do português
Prezada equipa do Ciberdúvidas, agradeço-lhe pelas respostas sempre esclarecedoras e por verdadeiramente manter um intercâmbio entre as diferentes variantes da nossa língua portuguesa. Estou a fazer um trabalho na escola sobre alguns fenómenos fonéticos. Gostaria que, se possível, auxiliassem-me nesta tarefa. Minha professora passou um livro, A Língua de Eulália, de Marcos Bagno, que descreve com uma novela sociolinguística o tema proposto para o trabalho, o rotacismo. Procurei num outro livro, Preconceito Linguístico, de Marcos Bagno também, que descreve apenas o dito fenómeno num ponto que visa apenas o preconceito e a discriminação. Gostaria de uma explicação linguística adequada e uma descrição do fenómeno na língua portuguesa. O que ele é? Ele ocorreu no passado, logo no início da língua? Ocorre hoje? É adequado à língua moderna? Como é a relação deste fenómeno com o preconceito e a discriminação?
Desde já, adianto-lhes meus agradecimentos.
A origem e o significado da palavra acepipe
Qual a origem da palavra acepipe e o que significa?
Corre-corres
Qual é o plural de corre-corre?
O significado de um excerto do Sermão de Santo António aos Peixes
Qual o significado de «Aos homens deu Deus uso da razão, e não aos peixes; mas neste caso os homens tinham a razão sem o uso, e os peixes, o uso sem a razão» do capítulo II do Sermão de Santo António aos Peixes?
"Desmatricular" e "desmatriculação"
Existe a palavra "desmatricular"? Apesar de não figurar nos dicionários de língua portuguesa que consultei, a verdade é que é largamente utilizada (e necessária). E quanto a "desmatriculação"? Num texto literário, será mais correcto dizer-se "cancelar a matrícula" e "cancelamento da matrícula"?
Obrigada.
Debotar ou desbotar?
Quando a cor de uma peça de roupa é alterada pelo uso, lavagens frequentes, etc., deve dizer-se debotada ou desbotada?
Obrigado.
Fressura
Gostaria de saber o que é a fressura. Sei que se emprega na gíria como significando envolvimento a nível sexual. Também já li num livro de história da culinária a palavra fressura referindo-se a uma dada parte da galinha que era usada para fazer arroz de "miúdos".
Muito obrigado.
Significado de ventão, ventania e vendaval
Para a expressão «muito vento» será correcto usarmos como sinónimos «ventão», «ventania» ou «vendaval»?
Orações completivas e interrogativas parciais indiretas
De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), as orações subordinadas substantivas podem ser completivas ou relativas (sem antecedente), tendo sido colocada de parte a designação de interrogativas indiretas para orações do tipo:
«(Perguntei-lhe) porque esperava por mim/quando chegaria a casa.»
Também é referido no DT que as completivas podem ser introduzidas pelas conjunções que/para/se e as relativas sem antecedente por pronomes relativos. Como as orações dadas atrás como exemplo não se enquadram em nenhuma destas tipologias, gostaria de saber como é que devemos, então, classificá-las.
Obrigada.
