DÚVIDAS

Oferta e promoção

Poderiam explicar a diferença entre oferta e promoção?

Muito obrigada.

Resposta

De uma maneira muito genérica, oferta denomina aquilo que se oferece, uma dádiva (cf. dicionário da Porto Editora, na Infopédia), enquanto promoção se aplica quer, profissionalmente, ao acesso a um cargo ou categoria superior, quer a uma redução de preços (idem); ver também dicionário Priberam: «ato ou efeito de promover; acesso ou elevação a cargo ou categoria superior; conjunto de pessoas promovidas; nomeação para um cargo de importância superior [...].»

Em termos comerciais, a oferta é ainda a «quantidade de um bem ou de um serviço à disposição do mercado ou um conjunto de consumidores e a determinado preço, por oposição à procura» (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa); a promoção são as condições de venda que permitem o aumento das vendas de um dado artigo. Não obstante, tanto oferta como promoção têm outros sentidos, mediante o contexto. Assim, oferta também significa: «doação em ato litúrgico; preço ou valor prometido por um possível comprador; estrofe que encerra um poema e contém o nome a quem o autor o dedica» (idem). Promoção significa igualmente: «[...] ato de promotor; requerimento de proposta, principalmente do Ministério Público» (idem).

N. E. (15/06/2016) – Tendo em conta a comparação do português com o espanhol, convém também assinalar que, em Portugal, oferta é geralmente usado na aceção de «aquilo que se oferece, dádiva», não sendo, portanto, equivalente ao espanhol oferta, que é traduzido como promoção. Sobre os «falsos amigos» oferta (português) e oferta (espanhol), ler discussão aqui.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa