De uma maneira muito genérica, oferta denomina aquilo que se oferece, uma dádiva (cf. dicionário da Porto Editora, na Infopédia), enquanto promoção se aplica quer, profissionalmente, ao acesso a um cargo ou categoria superior, quer a uma redução de preços (idem); ver também dicionário Priberam: «ato ou efeito de promover; acesso ou elevação a cargo ou categoria superior; conjunto de pessoas promovidas; nomeação para um cargo de importância superior [...].»
Em termos comerciais, a oferta é ainda a «quantidade de um bem ou de um serviço à disposição do mercado ou um conjunto de consumidores e a determinado preço, por oposição à procura» (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa); a promoção são as condições de venda que permitem o aumento das vendas de um dado artigo. Não obstante, tanto oferta como promoção têm outros sentidos, mediante o contexto. Assim, oferta também significa: «doação em ato litúrgico; preço ou valor prometido por um possível comprador; estrofe que encerra um poema e contém o nome a quem o autor o dedica» (idem). Promoção significa igualmente: «[...] ato de promotor; requerimento de proposta, principalmente do Ministério Público» (idem).
N. E. (15/06/2016) – Tendo em conta a comparação do português com o espanhol, convém também assinalar que, em Portugal, oferta é geralmente usado na aceção de «aquilo que se oferece, dádiva», não sendo, portanto, equivalente ao espanhol oferta, que é traduzido como promoção. Sobre os «falsos amigos» oferta (português) e oferta (espanhol), ler discussão aqui.