A sinonímia entre idêntico e igual
“Idêntico” significa «parecido» ou «exactamente igual»?
A expressão «cantar “a capella”»
«Cantar à capela» – qual a origem desta expressão?
Discurso: lúdico / polémico / autoritário
Gostaria de informações sobre os tipos de discursos abaixo: Discurso lúdico Discurso polêmico Discurso autoritário
Condutividade/condutibilidade
Condutividade ou condutibilidade: qual a diferença entre estes 2 termos?
Abreviatura de educador(a)
Existe abreviatura para as palavras educador/educadora?
Poderei escrever «Educ.ª Sara»?
«Quere-a» (ele/a) e «Quere-la» (tu)
Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:
«Queres-la?»
ou
«Queres-a?»
ou
«Quere-a?»
ou
«Quere-la?»
Terra, em latim
Gostaria de saber o significado exacto da palavra ‘tellure’ em latim. Inicialmente julguei que fosse «terra», como vem no Dicionário Universal de Língua Portuguesa. No entanto, ao pesquisar no dicionário de latim surge como ‘tellus’ ou ‘telluris’. Daí a minha dúvida. Agradeço desde já a vossa atenção.
Qual o aumentativo de porco/porca?
Sei que nem sempre existem aumentativos, nem diminutivos, para todos os substantivos, mas face a uma questão que me foi colocada gostaria de saber qual é o vosso parecer, pois parece-me que será "grande porco" e não "porcão", como foi sugerido por um professor. Obrigada pela vossa ajuda sempre preciosa em prol da língua portuguesa.
Predicativo do sujeito ‘vs.’ complementos
Qual é a diferença entre o predicativo do sujeito e o complemento directo/indirecto? Pode suscitar alguma confusão nos alunos, pois ocupam o mesmo lugar na frase.
O significado de «falar em juízo»
Quando uma pessoa vai presa, ela diz ao delegado que só falará em juízo. O que significa «falar em juízo»?
