Origem das palavras católico e catolicismo
Gostaria de saber a etimologia das palavras católico e catolicismo.
O uso de ele e ela em referência a coisas
Ouvi dizer isto num documentário, mas não é a primeira vez que me deparo com casos semelhantes:
«Nessa altura ela (subentende-se que estão a falar de uma igreja) foi construída para homenagear o santo padroeiro.»
Queria saber se aqui é correto usar o pronome pessoal para fazer referência a um objeto e não, como eu esperaria que fosse, esta, isto é, um pronome demonstrativo. Este é um caso que já observei ser de uso comum no Brasil, mas nem tanto em Portugal, e queria saber se poderia ser uma questão de influência e se, como referi, é correto.
Muito obrigada.
Operado vs. cirurgiado
Leio nos jornais impressos, vez por outra, o emprego da palavra cirurgiado.
Estaria correto o uso desse neologismo ou seria condenável a utilização dessa palavra, perante a norma culta da língua portuguesa?
Obrigado.
O significado do adágio «largos dias têm cem anos»
Gostaria de saber qual o significado/origem do adágio «largos dias tem cem anos».
Obrigado pelo excelente trabalho que desenvolvem.
Prefixo in- em irracional e indispensável
Gostaria de saber se as palavras irracionais e indispensáveis apresentam o mesmo prefixo. E porquê.
A tradução dos nomes próprios estrangeiros
A minha pergunta é: os nomes próprios em português são traduzíveis para inglês e vice-versa?
A origem da palavra igreja
Qual a origem da palavra igreja?
Substantivos: concretos e abstractos
Sou professora de Língua Portuguesa, e admito que a distinção entre o que é um nome abstracto ou concreto está rodeada de alguma indefinição. Em determinadas gramáticas, música é um substantivo abstracto, noutras já é concreto. Qual é a vossa opinião? Outras palavras que levantam dissidência são: hora, século, ano. Gostaria que me fornecessem algumas indicações. Antecipadamente grata.
Sobre dígrafos, hiatos e ditongos
Gostaria de saber se a palavra quero é um dígrafo (qu), ou considera o ue como ditongo.
Outra dúvida: a palavra brutais é um hiato?
E na palavra necessárias tem-se um ditongo crescente?
A família de palavras de guarda-chuva
Poderiam esclarecer-me, se fazem o favor, se a palavra guarda-chuva ( processo de formação – composição morfossintática), poderá ser considerada da mesma família de chuva.
Muito obrigada pela atenção.
