A palavra felicidade
A palavra felicidade (lat. felicitas) deve considerar-se como uma base lexical, e não uma palavra derivada sufixal de feliz (do lat. felix)?
A expressão «à uma... à outra»
Penso ter lido tudo, ou quase, à volta do «há» e do «à». Penso que o correcto é escrever: «Por duas razões: à uma, porque... à outra, dado que...» Penso. Mas certeza não tenho.
Caixa alta é maiúscula
Em inglês utiliza-se "lowercase" para minúsculas e "uppercase" para maiúsculas. "The case of a letter" pode ser "upper" ou "lower". Como se traduz este "case" em português? Caixa?
Os parênteses e o texto citado dentro de aspas
Ao citar passagens de uma obra poética, quando devo utilizar o texto citado entre aspas incluído em discurso parentético?
Devo por exemplo dizer que Caeiro considera que pensar é «estar doente dos olhos»? Se assim for, quando devo incluir os parênteses e o texto citado dentro de aspas?
Sobre o termo gajo
Há correlação entre as palavras gajo (Portugal), gajo e gajim (ciganos), e gaijin (Japão)?
Todas parecem significar «pessoa», genericamente, ou «pessoa estrangeira» ao grupo que a emprega.
A origem da expressão «Ah, mas são verdes!»
Qual a origem da expressão «Ah... Mas são verdes»?
Treino e treinamento
Vários dicionários portugueses apresentam a palavra treinamento sem qualquer restrição regional ou nacional. Porém, a verdade é que a sua sonoridade, segundo algumas opiniões, pode remeter para a variante brasileira da nossa língua. Qual é a vossa opinião sobre a palavra treinamento?
A grafia de açoriano
Antes de mais, gostaria de os felicitar pelo óptimo trabalho. Recorro com imensa frequência a esta página quando tenho dúvidas relativamente a alguma palavra ou construção de frases e tenho sempre sido esclarecida com as respostas anteriormente dadas. No entanto neste caso não encontrei nenhuma que me respondesse à questão.
O dicionário da Língua Portuguesa indica «açoriano» como a forma correcta e não “açoreano”, e percebi a sua razão de ser devido ao glossário presente nesta página. Mas como existe nos Açores uma farmácia antiga chamada «Farmácia Açoreana» e existe também a conhecida «Açoreana Seguros», questionei-me se antigamente «açoriano» se escreveria com um «e». Gostaria de saber se será possível «açoriano» (bem como «cabo-verdiano», no exemplo dado no glossário) ter sido alguma vez escrito com um «e», ou se foi apenas um erro ortográfico.
Desde já muito obrigada e continuação de bom trabalho.
NATO ou OTAN?
Gostaria de ser informado se na redação de documentos em português se devem usar os acrónimos tendo como referência a sua língua original ou após a sua tradução para português. Ex: NATO versus OTAN.
Viviane / Viviana
Qual o significado do nome Vivian?
