A sua dúvida é muito pertinente. É verdade que, se há substantivos cuja classificação não oferece dúvidas, outros há que são objecto de diferente interpretação e classificação.
Começava, então, por tentar dar uma definição dos conceitos de concreto e de abstracto, para passar depois às palavras que refere.
Substantivos (ou nomes) concretos são palavras que designam substâncias ou seres propriamente ditos, materialmente existentes, não conceptuais ou subjectivos, mas objectivamente considerados:
- seres e substâncias realmente existentes na natureza tais como pessoas, animais, vegetais, minerais, partes ou compostos desses seres, lugares, etc.;
e
- substâncias ou seres materialmente fabricados pelo homem, tais como objectos, utensílios, máquinas, etc.
Substantivos (ou nomes) abstractos são palavras que designam propriedades ou qualidades, estados, conceitos, acções, situações, processos.
Para a distinção entre concreto e abstracto, socorremo-nos também de algumas oposições, por exemplo, entre objectividade e subjectividade, entre específico e genérico, material e imaterial, acessível e inacessível aos sentidos, determinado e indeterminado, com ou sem utilização do plural.
Embora os conceitos de concreto e abstracto sejam tradicionalmente considerados em oposição, há quem conceba esta classificação não numa perspectiva de oposição, mas na de uma escala que vai do mais concreto ao mais abstracto, podendo uma palavra ter diferentes graus de abstracção, consoante os contextos. Por outro lado, há substantivos que têm propriedades de um e outro tipo, entrando numa zona de indefinição. Como outras classificações, esta também não é perfeita.
Quanto às palavras que apresenta, no meu entendimento, apenas música é um substantivo abstracto, enquanto designação de uma arte, pois considero que os substantivos que denominam as artes em geral são abstractos. No entanto, se a palavra música estiver a denominar uma determinada peça musical, aí já o substantivo é concreto.
Século, ano, mês, dia e hora são substantivos concretos, pois designam determinados períodos de tempo, compostos de minutos e segundos, mensuráveis por máquinas fabricadas pelo homem. Estas palavras não têm uma componente subjectiva, designam objectivamente uma realidade assim entendida por todos, são termos específicos, admitem usualmente o plural e a determinação.