DÚVIDAS

Orações reduzidas de infinitivo e orações subordinadas substantivas
Gostaria de saber qual é a explicação morfossintática das estruturas (entre as aspas) nas seguintes frases: «É de lembrar que» os alunos devem trazer o material escolar... «Importa dizer que» os alunos tiveram a coragem de manifestar-se... «Importante dizer que» os alunos tiveram a coragem de manifestar-se... «É necessário realçar que» os alunos devem informar aos pais sobre o que aconteceu. «Convém referir que» a polícia continua a investigar o caso. «Faz-se mister que» o pedido seja logo atendido. Desde já, muito obrigado!
Modificador do nome apositivo: «Entusiasmada, a professora sorriu»
1. Entusiasmada, a professora sorriu. 2. A professora, entusiasmada, sorriu. 3. A professora sorriu entusiasmada. Nas três frases, pode considerar-se que o adjetivo tem um valor adverbial e que desempenha a função sintática de modificador do grupo verbal em todas as ocorrências (grupo móvel)? Considerando a possibilidade de, nas frases 1 e 2, ser um modificador do nome apositivo, esta função sintática pode ser constituída por um grupo adjetival (considerando a informação do Dicionário Terminológico, onde se lê que, tipicamente, são grupos nominais ou orações)?! Ou é obrigatório subentender-se uma oração subordinada adjetiva relativa explicativa («que estava entusiasmada»)?! Neste caso, só na frase 2 isso seria possível... Grata desde já pelos vossos esclarecimentos.
A locução «uma vez que» e a coordenação
«Uma questão importante que se coloca, nesse quesito, segundo o autor, é se os municípios brasileiros poderiam editar leis de cooficialização de línguas em seus territórios, uma vez que, no Brasil, a temática referente ao “idioma oficial” está vinculada aos direitos da nacionalidade, e a competência para legislar sobre tais direitos é privativa da União» a) [...] uma vez que, no Brasil, a temática referente [...], e [X] a competência para [...]" b) [...] uma vez que, no Brasil, a temática referente [...], e [QUE] a competência para [...]"' É necessária a repetição da palavra que quando há duas orações unidas por e após a expressão «uma vez que»? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa