O verbo afirmar + oração de infinitivo
Relativamente à concordância do sujeito com a forma verbal, tenho algumas dúvidas.
Na frase «Eles afirmam serem professores de informática», o verbo ser concorda ou não?
«Eles afirmam ser professores de informática.»
Gostaria que me explicassem em que casos se aplica essa regra.
Obrigada!
A formação de reequilibrante
Gostava de saber se é possível utilizar o termo reequilibrante em português, p. ex., "Gel de duche esfoliante e reequilibrante". Cumprimentos.
A forma qui-lo (conjugação pronominal)
Gostava de saber qual é a forma correta na conjugação de querer (quis) + o/a/as/os.
É frequentemente advertido que, no Português europeu, o verbo querer quando combinado com pronomes oblíquos na segunda e terceira pessoa pode adquirir as formas quere-o/requere-a. Fiquei, então, na dúvida se algo parecido acontece ou não nas suas respetivas formas do pretérito quis. Está correto «ele qui-lo» em Portugal?
Muito obrigado desde já por qualquer esclarecimento desta pequena dúvida!
Competente
Pode-se falar num motor de busca "competente", como um motor de busca que funciona bem? E, na mesma ordem, dizer que a medição de luz de uma câmara digital é "competente"? Agradeço o esclarecimento.
Adem ou Adém (Iémen)
Qual é a grafia correta desta cidade do Iémen: "Áden", "Adem" ou "Adém"?
Obrigado.
Carnaz
Que outros significados, para além de "parte interna da pele oposta ao pelo ou à cútis; avesso; carnário", poderá ter a palavra carnaz? Gostaria de saber se poderá ser o nome de alguma espécie de animal marinho semelhante à alforreca. Após consulta a alguns dicionários foram estes os únicos significados que encontrei para esta palavra.
Redobro do pronome átono na frase
«agrediram-se uns aos outros»
«agrediram-se uns aos outros»
Na frase «Os lutadores agrediram uns aos outros», qual a função sintática do termo «uns aos outros»?
Obrigado.
A pronúncia de draconiano
Qual é a pronúncia correcta de draconiano?
«O bobo do João chegou»
Juro que já li muito sobre o que vou falar. Inclusive suas explicações. Mas não consigo achar a verdade sobre tal questão. Seguinte: em «O bobo do João chegou», por que motivo bobo é um substantivo para a análise de Celso Cunha, e para o Bechara é um adjetivo? Não entendo m-e-s-m-o.
Ajudem-me. Abraço.
O significado do nome deriva
No jornal Público de 11 de Fevereiro de 2022, Clara Barata escreve sobre a morte do prémio Nobel da Medicina em 1983, Luc Montagnier [1932-2022], a propósito de ideias bizarras que a partir de certa altura o cientista passou a emitir. Na sequência dessas bizarrias a articulista escreve e cito: «Tudo isto levou um grupo de 106 académicos franceses a denunciarem as derivas de Montagnier.»
Muitas vezes vi já a referida a palavra deriva com sentido idêntico, mas no Dicionário da Porto Editora e noutras consultas que fiz não aparece qualquer referência que se adapte.
