Verbos auxiliares e verbos principais
Tenho que indicar classe e subclasse das palavras da frase seguinte:
«Iriam decerto ordenar que este maldito bobo fosse metido a ferros na mais escura masmorra deste castelo!»
Surgiram as seguintes dúvidas:
«iriam»: verbo principal transitivo indireto?
«ordenar»: verbo?
«fosse»: verbo auxiliar da passiva?
«metido»: verbo principal no particípio?
«a»: preposição?
Obrigada.
Andragogia, de novo
Lendo um texto sobre educação me deparei com a palavra “andragogia”, sendo usada para denominar uma suposta teoria da aprendizagem. Gostaria de ajuda para analisar morfologicamente este termo.
Desde já agradeço.
Cagarilhos
Qual o sigificado da palavra "cagarilhos"? É um termo muito usado no Alentejo. Nem sempre é utilizada com o mesmo sentido.
Choveu 60% a menos
Na frase "Choveram 60% a menos do que o previsto na região Sudeste", está correta a concordância?
Obrigado.
A adivinha de Verona
Em que língua foi escrita a «Adivinha de Verona»?
O registo dos nomes próprios em Portugal em 2024
Tem um vídeo do YouTube, indicando que, em Portugal, não se permite registrar bebês com os seguintes tipos de nomes:
1) Estrangeirismos (na grafia e/ou na pronúncia)
2) Pós-Acordo Ortográfico de 1990 (na grafia e/ou na pronúncia mais uma vez)
3) Que ponham em dúvida o sexo do bebê (conheço pessoas masculinas e femininas ao mesmo tempo com o nome de Solimar, por exemplo)
Pois muito bem, isso tudo aí é procedente de verdade?
Muitíssimo obrigado e um grande abraço!
O topónimo Carnicães (Trancoso) e o seu gentílico
Como se designam os naturais de Carnicães (concelho de Trancoso, distrito da Guarda)?
O verbo sentir usado como nome
«Um forte sentir de»/ «Uma forte sensação de»/ «Uma sensação repentina»/ «Um sentir de infelicidade».
Apesar de muito em voga, está correta a substantivização verbal?
Obrigado.
Deleção
Escreve-se "deleção", ou "delecção"?
Coesão lexical num texto: «cobaias humanas», «homens e mulheres», «cada um dos participantes»
«[...] Ao todo, os cientistas da Universidade de Quioto dissecaram o cérebro de 51 cobaias humanas. Dissecar, neste caso, significa sujeitar 26 mulheres e 25 homens a exames psicológicos e neuronais. Os primeiros tiveram como referência a Escala de Felicidade Subjetiva – inventada por Lyubomirsky e Lepper em 1999 e que até hoje é usada pelos psicólogos. O instrumento serviu para medir o grau de felicidade geral de cada um dos objetos das experiências e quão intensamente foram capazes de sentir as emoções – tanto as negativas como as positivas. A esses objetivos acrescentou-se o nível de satisfação com as próprias vidas. Os segundos testes envolveram o uso de um aparelho de ressonância magnética, que captou as imagens do cérebro de cada um dos participantes. E os mais felizes, concluem os autores do estudo, tinham sempre mais massa cinzenta naquela área do cérebro [....].»
Pergunta: os vocábulos «cobaias humanas», «26 mulheres e 25 homens» e «participantes» mostram a presença de um mecanismo de:
A – coesão lexical.B – coesão referencial.C – coesão temporal.D – coesão interfrásica.
