Os termos idionomia e idionómico
Gostava de saber se, paralelamente à palavra «etnónimo», existe a palavra «idiónomo» em português.
A grafia do nome Estefânia em 1935
Fui registrado no ano de 1935. No meu registro civil de nascimento o nome de minha mãe, Estefania Augusta Ferraz de Mendonça, foi escrito com ph.
Pergunto se a legislação da época não permitia o uso da grafia com f. Ela era nascida em Portugal e toda a sua documentação estava com f.
Choquinhos em italiano
Sou um jornalista italiano, enamorado, do Portugal que visito todas as vezes que posso.
Agora estou escrevendo alguns artigos e devo descrever uns pratos típicos portugueses.
Consultando dicionários português-italiano superei quase todos os obstáculos; mas não pude encontrar os correspondentes nomes italianos de alguns peixes como "pargo", "garoupa", "cherne", "choquinhos" e "besugo".
Poderia algum vosso amável colaborador italianista ajudar-me?
Boicotar ‘vs.’ boicotear
O verbo «boicotear», em troca de «boicotar», é correcto em português?
A expressão «conversa de bastidores»
Gostaria de saber se ambas as construções a seguir são corretas e em que contextos podemos usá-las: «conversa de bastidor» e «conversa de bastidores».
Muito obrigado!
O neologismo generizar
Será que posso utilizar num documento científico o anglicismo "gendrizar", formado a partir do substantivo "gender"? Como devo proceder quando quero significar algo definidor de género?
«O que faz triagens»
Gostava de saber como se chama aquele que faz triagens. Passo a explicar: há uma pessoa que está encarregada de fazer a triagem no reenvio de e-mails, como vou chamar? "Trieiro"?
Obrigada.
Paráfrase
O que é paráfrase?
"Desgrumulador" e grumulador
Gostaria de saber a forma correcta de escrever a palavra "desgrumelador/desgrumulador/desgrumolador".
Esta palavra refere-se a um equipamento mecânico composto por umas rodas motorizadas e cujo objectivo é desfazer os "grumulos"/"grumolos" (?), ou seja, diminuir a granulumetria do produto.
Obrigado.
Aspeto iterativo vs. aspeto habitual (II)
Gostaria, se possível, que me fornecessem algum «truque» para conseguir distinguir os valores iterativo e habitual. Mais uma vez, indo a diferentes livros, vejo diferentes classificações. Muitas vezes, um livro diz que é iterativo e outro assevera que é habitual. Neste âmbito, e já coloquei esta questão, mas confesso que não entendi muito bem: quando é que estes valores surgem concomitantemente?
Mais uma vez, obrigado por ajudarem alunos, professores e todos aqueles que nutrem especial afeto pela nossa língua e almejam conhecê-la com um pouco melhor!!
