A pronúncia de interesses
Qual a pronúncia correcta: /interêsses/ ou /interésses/? Ou nenhuma está correcta?
«Será que...» (III)
Na frase «Será que o gato está confortável?», a palavra que é um pronome interrogativo?
A tradução do castelhano «adicción al sexo»
Na tradução de uma obra de língua castelhana surgiram expressões como «adicción al sexo», que eu hesito em traduzir por — «adição ao» ou «dependência do sexo», bem assim como «adicto al sexo» = «dependente» ou «adicto».
Agradeço que me esclareçam qual é no vosso entender a mais correcta na nossa língua.
Abrigo + navegar
Gostaria de saber a origem etimológica das palavras "abrigo" e "navegar", bem como o seu significado mais lato.
Desde já agradeço a atenção e disponibilidade.
Fadiga: antónimo
Qual é o antônimo de fadiga?
Modelar
Deverá dizer-se modelar ou modelizar?
O topónimo Vancouver (Canadá)
Como se pronuncia Vancouver em Portugal?
Saldos
Ouvi na RTP empregarem a palavras rebaixas, em vez de saldos. É correcto ou trata-se de um espanholismo?
Abrasamento
Relativamente ao verbo «abrasar» (método de polimento usado em mecânica) deve-se escrever «abrasagem» ou «abrasamento»? Se nenhuma delas, qual a palavra correcta? Sou assistente universitário de Física em Aveiro e estou com esta dúvida para escrever um relatório. Agradecia que, se possível, me respondessem. Obrigado pela atenção dispensada.
Sujeito subentendido
No meu trabalho escrevo bastante, e tenho vindo a deparar-me com um dilema, cuja resolução não me agrada.
Aprendi que o sujeito é de indicação obrigatória em qualquer frase, mas, francamente, esse cuidado não só me parece desnecessário como, no mesmo parágrafo, pode dificultar o ritmo da leitura e da motivação em ler. Poderiam esclarecer?
Obrigada.
