A formação e a etimologia de desaguisado
Qual a origem do termo desaguisado?
O verbo estrear com um modificador do grupo verbal
Na frase «Estreado em 1843, "Frei Luís de Sousa" é ainda hoje um drama romântico.» Pretendia saber se o constituinte "em 1843" desempenha a função de modificador ou de complemento oblíquo.
Muito obrigada!
Gamaglutamiltransferase
Em análises clínicas, gostaria de saber ao que corresponde: «gama glut.transferase-ggt (37c)». Obrigada.
A oração temporal de uma frase de Nélida Piñón
Vi uma entrevista de Nélida Piñón, notei alguns trechos e resolvi cá transcrevê-los: Nós nos empenhamos para construir uma cultura, uma sociedade que quando estejamos* liberados, sejamos* soberanos de nós próprios, tenhamos uma literatura; e tenhamos uma Academia como a nossa, de Machado de Assis. 1) É possível e correto usar o presente do subjuntivo com valor de futuro? (Estejamos → estivermos; sejamos → formos) 2) Depois das conjunções "se" e "quando" é obrigatório o uso do futuro do subjuntivo, ou são possíveis outras construções? "Se alguém vir esta carta..." Ou Se alguém ver esta carta..."? "Se o sol se pôr" ou "se o sol se puser"? 3) A pontuação está corretamente empregada? Tenho um pouco de dificuldade em transcrever certas falas.
Juiz: sem acento
Porque é que juiz não leva acento?
Integralidade
À integralidade do processo é aplicável a Lei... Está correcta a utilização da palavra integralidade; significará totalidade?
Iluminância
Na sequência de não encontrar no dicionário a palavra iluminância, apesar de esta ser abundantemente utilizada em termos técnicos, gostaria de saber se a mesma efectivamente existe.
As palavras transcriptase (inglês) e nucleótido
1) Qual a forma correcta de dizer/escrever a palavra transcriptase (inglês)?
2) Qual a forma correcta: "nucleotídeo", ou "nucleótido"?
A conjugação de eclodir
Qual é o presente do conjuntivo do verbo eclodir?
O verbo ocorrer
Primeiro, muito obrigado pelo apoio e atenção de sempre. Serei eternamente grato pela solicitude.
Minha dúvida é sobre um possível significado do verbo ocorrer para o qual não encontrei descrição nos dicionários consultados. Pois bem, lendo um álbum produzido na década de 80, sobre animais da Mata Atlântica, volta e meia, me deparo com o referido verbo indicando o habitat de determinado animal, como no fragmento que transcrevo abaixo:
«[...] Esta ave ocorre desde a Bahia, passando por Minas Gerais e descendo até o Rio Grande do Sul […].»
Acredito que tenha uma acepção quase de «viver, habitar», pelo contexto, porém não vi registro nas entradas deste verbo nas fontes consultadas.
Daí, por gentileza, peço ajuda. É de conhecimento de vocês se esse verbo é utilizado com proximidade destes significados que presumi?
